Farsul

CASA RURAL - Centro do Agronegócio em 2010

CASA RURAL - Centro do Agronegócio em 2010




Principais ações em 2010 - Lançamento do GP Rural (Garantia de Preço Rural): O lançamento ocorreu no dia 01 de setembro, durante a Expointer. GP Rural é uma alternativa para assegurar preços de produtos agrícolas. A medida desenvolvida pelo braço comercial do Sistema Farsul, em parceria com a POA Investimentos, é um travamento de preço na bolsa de valores para soja, milho e boi, por meio de compra de contrato de opção de venda na BM&F. A entidade já está realizando a apresentação do GP Rural para produtores no interior do Estado. - Incentivo a implantação de unidades de armazenagem em propriedade rural: Por meio do projeto KW Fazenda, parceria entre Casa Rural e Kepler Weber. A instalação de unidades de armazenamento dentro das pequenas e médias propriedades no Rio Grande do Sul possibilita que o produtor seja dono de seu produto, podendo criar oportunidades e escolher o melhor momento para comercializar seus grãos. Além disso, proporciona colheita sem atropelos, controle sobre qualidade do produto, redução do déficit de armazenagem, geração de emprego nas zonas rurais e ganhos com a venda fora da safra. - Incentivo a utilização de sistemas de irrigação mecânica: A parceria com a empresa Fockink incentiva à irrigação mecânica nas propriedades gaúchas interessadas em mudar seu perfil produtivo, e que buscam aumentar a produtividade na agricultura e pecuária, como também auxiliar na resolução de problemas como as perdas recorrentes provocadas pelas estiagens. - Realizações do Fórum Permanente do Agronegócio: Em 2010 o Sistema Farsul promoveu cinco edições do Fórum Permanente, com destaque para a 29ª etapa, realizada pela Casa Rural, sobre Fertilização nas Atividades Agropecuárias do Rio Grande do Sul. O Fórum Permanente faz parte de um conjunto de ações que visa oportunizar o debate de assuntos pertinentes ao setor, promovendo a qualificação e instrumentalização dos produtores rurais e de toda a cadeia do setor primeiro. - Participações nas principais exposições agropecuárias do Estado: A participação da Casa Rural na Expodireto e Expointer teve o objetivo de mostrar ferramentas essenciais para aumentar a renda do produtor. Neste ano a Casa Rural inaugurou sua nova sede no Parque de Exposições Assis Brasil. Ações para 2011 - Trabalho de fortalecimento do pool de compras: Por meio de novas ações de marketing, atuação institucional e novo perfil de comercialização, a Casa Rural pretende fortalecer a sua modalidade de negociação, que organiza e agrupa a demanda de insumos, produtos e serviços de todo o Estado, gerando volume e trazendo benefícios e condições diferenciadas para os produtores rurais. - Elaboração de projeto de pool de vendas:Assim como o pool de compras, a Casa Rural pretende auxiliar na comercialização de grão, organizando e agrupando a produção dos agricultores gaúchos. - Ações de estruturação do produtor: Consolidação dos projetos já implantados, como GP Rural, KW Fazenda e Incentivo a Irrigação, reafirmando o compromisso da entidade de desenvolver soluções e criar alternativas de agregação de renda. Dados: - O trabalho da Casa Rural envolve a parceira com 42 empresas ligadas ao setor primário, equipe de 9 agentes de agronegócio divididos em diversas regiões do Estado e 137 sindicatos rurais.