Senar-RS

Método australiano de tosquia que garante o bem-estar dos animais é atração em oficinas da 35ª Fenovinos

Técnica Tally-Hi é quatro vezes mais rápida do que o método tradicional. Oficinas ministradas pelo Senar-RS ocorrem em todos os dias da feira, entre 18 e 21 de maio, em Uruguaiana.


- Divulgação Senar-RS

Desenvolvido na Austrália na década de 1950, o método Tally-Hi garante o bem-estar dos ovinos durante a tosquia, além de um melhor aproveitamento da lã e mais rapidez ao procedimento, beneficiando tanto os animais quanto o profissional e produtores. O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-RS) estará presente na 35° Feira Nacional Rotativa de Ovinos (Fenovinos), em Uruguaiana (RS), de 18 a 21 de maio, para demonstrar em oficinas os benefícios da técnica e ajudar produtores e criadores a aperfeiçoar a esquila elétrica.

"O Senar-RS conta com cursos para capacitar os trabalhadores a utilizar o Tally-Hi. Na oficina, nosso objetivo é mostrar aos participantes a importância da metodologia. Embora seja relativamente antiga e conhecida, ela ainda não tem tanta adesão no Brasil", explica o Técnico do Senar-RS Pedro Rodrigues. Ele afirma que o método tradicional de tosquia com tesoura a "martelo" pode causar ferimentos no animal - que fica com as quatro patas amarradas juntas para evitar a movimentação - e prejudicar a qualidade da lã.

Ao contrário disso, o Tally-Hi permite a esquila sem precisar amarrar o animal, que não sente desconforto. Também é possível separar o velo inteiro, atingindo uma melhor classificação e separação das categorias da lã, e a técnica é cerca de quatro vezes mais rápida do que o método tradicional. Além disso, o tosador pode ficar em uma posição mais confortável, facilitando a ergonomia.

Ao longo das oficinas, serão abordados temas como cuidados pré e pós-tosquia, vantagens e benefícios da técnica, manutenção das tesouras, manejo dos animais e manuseio e preparo do velo, classificação do velo e diferenciação das mechas de lã, acondicionamento da lã em locais adequados e como evitar os contaminantes para produzir um material mais rico. Pedro comenta que a micronagem também é um tópico relevante. "Um dos parâmetros que aferem a qualidade da lã é a finura. Quanto mais fina, melhor a qualidade. Trabalhos com melhoramento genético buscam linhagens para o aprimoramento dessa característica."

As oficinas ocorrem em todos os dias da feira. Em cada horário, um ovino será esquilado para demonstração. O instrutor também estará no estande do Senar-RS para atender às dúvidas do público diariamente, das 9 às 18h.

A 35° Fenovinos

A 35° Feira Nacional Rotativa de Ovinos é promovida pela Associação Brasileira de Criadores de Ovinos (ARCO) e Sindicato Rural de Uruguaiana. O evento tem o intuito de despertar o interesse de novos investidores na produção de carne e lã, bem como mostrar a força da cadeia produtiva da ovinocultura. A feira ocorre de 18 a 21 maio de 2023 no Parque Agrícola e Pastoril de Uruguaiana, no Rio Grande do Sul.

Serviço: Oficina de Ovinocultura do Senar-RS - Tosquia de Ovinos: Método Tally-Hi

Onde: na 35° Feira Nacional Rotativa de Ovinos, em Uruguaiana (RS)
Horários: 10h30, 14h, 15h e 16h