Farsul

Troféu O Futuro da Terra reconhece pesquisadores e startups em sua 23ª Edição

Prêmio foi entregue na Casa da Farsul, na 42ª Expointer


Presidente do Sistema Farsul, Gedeão Pereira, destaca a contribuição do RS para o desenvolvimento nacional - (Joel Vargas / Agência Preview)

Foi entregue na noite desta segunda-feira (26/08), o prêmio O Futuro da Terra. Realizado pelo Jornal do Comércio e pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs), o evento tem apoio do Sistema Farsul e Bradesco. O Prêmio chega a sua 23ª edição com novidades. Neste ano, a premiação, que reconhece as pesquisas que contribuem para o desenvolvimento do agronegócio, contemplou startups que estão despontando com soluções inovadoras.


Segundo o presidente do Sistema Farsul, Gedeão Pereira, o Troféu O Futuro da Terra destaca o potencial do povo gaúcho para o desenvolvimento da agricultura: "Nas últimas décadas, vimos a nossa agropecuária crescer. Saímos da posição de importadores de carne da Europa algumas décadas atrás para exportadores de alimentos e isso é graças ao empenho de produtores e também de pesquisadores que desenvolvem melhorias técnicas. As pesquisas só têm a engrandecer o nosso agronegócio", afirma Gedeão.


O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, disse que a premiação é uma oportunidade de reconhecera importância dos pesquisadores, já que é a partir do conhecimento científico que é possível conciliar aumento da produção, redução de custos e sustentabilidade ambiental: "As façanhas do presente são muitas e estão materializadas aqui, com os nossos pesquisadores. Eles nos dão a certeza de que o nosso passado é bonito, mas o nosso futuro é muito maior", afirmou Leite.


O diretor-presidente do Jornal do Comércio, Mércio Tumelero, comentou a iniciativa de reconhecer startups no prêmio: "são empresas jovens que estão agregando muito em tecnologia, empreendedorismo e inovação. Essas startups têm trazido soluções que permitem o aumento da produção com custos menores e levam o conhecimento ao alcance do produtor", ressalta.


Oito pesquisadores e empreendedores receberam a distinção. As startups reconhecidas foram Eirene Solutions, Raks Tecnologia Rural e Cowmed. Por seu trabalho com Cadeias de Produção e Alternativas Agrícolas, Jerson Vanderlei Carús Guedes, da UFSM, levou o troféu. Na categoria Inovação e Tecnologia Rural foram agraciados Jackson Freitas Brilhante de São José pela Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento do RS e Renar João Bender, da Ufrgs. O destaque de preservação ambiental foi Luiza Rodrigues Redaelli, da Ufrgs. O prêmio especial foi entregue a Ibanor Anghioni, da Ufrgs.