Farsul

Startups são destaque na Expointer 2019 no espaço Juntos para Competir

São 19 startups que apresentam soluções para os produtores rurais

Créditos: Imprensa Sistema Farsul
- (Divulgação Sistema Farsul / Marco Quintana)

O Espaço Juntos para Competir na Expointer, uma ação da Farsul, do Senar-RS e do Sebrae RS, trouxe, neste ano, 19 startups voltadas para cadeias do agronegócio e que apresentam soluções para os produtores rurais. O diretor da divisão de Inovação da Farsul, Antônio da Luz, afirma que a entidade está focada em aproximar jovens talentos que atuam no desenvolvimento de tecnologias com os produtores rurais. "A tecnologia pode contribuir muito para reduzir custos de produção e aumentar a eficiência no campo", diz.  Por essa razão, a Farsul criou a Comissão de Inovação neste ano.

Pulverização seletiva reduz desperdício nas lavouras

No próximo ano, os produtores rurais terão acesso a uma tecnologia capaz reduzir perdas na aplicação de produtos na lavoura. É o que se propõe Eirene, startup instalada no Technopuc,  que desenvolveu a Savefarm. Trata-se de uma plataforma própria que detém um sistema de pulverização seletiva por meio de um sensor instalado no pulverizador que identifica e aplica os insumos somente na planta no solo.

A startup desenvolveu uma câmera com infravermelho que faz a imagem da planta e a identifica com base na clorofila. A empresa também calculou alguns algoritmos que detectam as formas da planta e as diferenciam das de uma cultura invasora, como anoni e buva. 

A Eirene fará um piloto em cinco propriedades e terá os resultados até meados de 2020. Conforme Diógens Machado, sócio da empresa e um dos desenvolvedores do sistema, o uso do Savefarm deverá gerar uma redução de perda entre 40 e 90% do uso de pesticidas, herbicidas e fungicidas nas lavouras. Ao longo da Feira, iremos apresentar o trabalho de outras startups que estão na Expointer 2019.