Senar-RS

Senar-RS tem oficina voltada à promoção da saúde durante a Expointer 2019

Medição de pressão arterial e cálculo de IMC ocorrem no Pavilhão Internacional


- (Joel Vargas / Agência Preview)

Em meio à diversificada programação preparada pelo SENAR-RS para a 42ª edição da Expointer, estão duas oficinas voltadas à promoção da saúde e do bem-estar dos visitantes do Parque Estadual de Exposições Assis Brasil, entre os dias 24 de agosto e 1 de setembro. Gratuitas, as atividades são ofertadas pelo Departamento de Promoção Social do SENAR-RS.

A Oficina Saúde e Bem-Estar será realizada no Pavilhão Internacional da feira. O objetivo é oportunizar aos visitantes serviços como medição da pressão arterial, conferência do peso, da altura e cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC). "De modo geral, esse espaço será uma oportunidade de educação para a promoção da saúde e para a prevenção de doenças", informa a coordenadora de Promoção Social do SENAR-RS, Sandra Catarina Vieira. As medições serão realizadas por duas enfermeiras, prestadoras de serviço credenciadas à entidade. Cabe a elas, também, orientar os visitantes caso sejam constatados resultados que possam indicar risco à saúde procurarem outros profissionais da área da saúde.

O serviço é gratuito e não necessita de inscrição prévia: basta chegar ao local para ser atendido. "É uma forma de contribuir para o processo de melhoria da qualidade de vida das pessoas", acrescenta Sandra.

Esta é a primeira edição da iniciativa e, por estar localizada em um dos pavilhões mais visitados da feira, são esperados mais de cem atendimentos por dia. O serviço é prestado das 8h às 18h, durante todo o período da Expointer.

Outra oficina de promoção social do SENAR-RS é a Vitrine de Alimentos, com foco na alimentação à base de arroz e derivados. A oficina será realizada em uma cozinha de cerca de 30 metros quadrados, montada na Casa do Senar e equipada com todos os utensílios e eletrodomésticos necessários para o preparo de alimentos. "O foco da oficina é promover a educação alimentar e orientar as pessoas quanto aos componentes nutricionais dos alimentos", comenta Sandra.

A atividade é ministrada por duas nutricionistas credenciadas no SENAR-RS e prevê um momento de preparo dos alimentos, degustação dos alimentos e outro para a abordagem a respeito das informações nutricionais deles. Estão projetadas por dia a realização de 04 oficinas, sendo duas pelo turno da manhã e duas à tarde, todos os dias da Expointer. Seguindo as regras das boas práticas alimentares, os alimentos serão preparados de forma caseira, a fim de incentivar a reprodução das receitas nas casas de quem participar das atividades. Informações sobre horários estão disponíveis no site do SENAR-RS.

Nesta atividade também não será necessária inscrição prévia e não há limite de vagas. As atividades têm curta duração: de 20 a 30 minutos. Após a demonstração dos preparos dos alimentos e das orientações nutricionais, há degustação.

 

Confira as atividades

Oficinas saúde e bem-estar - No espaço do SENAR-RS no Pavilhão Internacional, enfermeiras darão orientações aos visitantes da Expointer sobre saúde e bem-estar. Entre os serviços, estão verificações de pressão arterial, de peso e altura, com cálculo do índice da massa corporal dos visitantes.

 

Oficina Vitrine de Alimentos - Essa iniciativa visa extrair o máximo de versatilidade e valor nutricional do arroz e seus derivados, levando em conta a higiene, o preparo e o armazenamento do ingrediente. As oficinas ocorrem em uma cozinha montada na Casa do SENAR-RS, onde duas nutricionistas dão dicas sobre alimentação saudável e aos visitantes será ofertada a degustação dos alimentos.