Farsul

IIPR registra queda significativa em fevereiro. IICP tem leve deflação.

Preços recebidos pelo produtor em fevereiro tiveram queda de 9,38%. Índice de custos teve leve deflação, de 0,05%


- Arte sobre imagem de jannoon028/Freepik

O Índice dos Preços Recebidos pelos Produtores Rurais (IIPR) de fevereiro de 2024, divulgado pela Assessoria Econômica da Farsul nesta terça-feira (02/04), teve forte queda, de 9,38% em comparação com o mês de janeiro de 2024, uma deflação considerável do preço recebido pelo produtor. Essa retração teve forte contribuição da entrada da safra de verão.
O acumulado de 12 meses do IIPR também é de queda, de 20,16%. O resultado é um reflexo da grande oferta de grãos no território brasileiro após uma safra recorde no ciclo 22/23. A análise da Farsul destaca que a capacidade logística do país não tem acompanhado a oferta, o que resulta em problemas de escoamento da produção.
Segundo a equipe econômica, apesar da queda do IIPR, o preço final dos alimentos para o consumidor continua acumulando inflação, o que reforça que as altas do IPCA Alimentos são reflexos de outros movimentos inflacionários, e não do preço recebido pelo produtor.
Já do lado dos custos, o Índice de Inflação dos Custos de Produção (IICP), teve uma deflação de 0,05% em comparação com o mês anterior. O resultado, em linha com a expectativa do mês anterior, aponta para uma desaceleração da queda dos preços de custo do produtor, após meses consecutivos de queda mais acentuada. Apesar dessa desaceleração, as quedas no primeiro semestre de 2023 foram bastante acentuadas, o que ainda se reflete no acumulado dos últimos 12 meses, que registra uma deflação de 10,38%.

 

Confira relatório completo