Farsul

Cabanheiros são homenageados na Expointer

Evento na Praça Central sorteou presentes e ofereceu show de música tradicionalista


- Roberto Furtado / Divulgação Sistema Farsul

Em 21ª edição, evento realizado no final da manhã deste sábado, 2, homenageou profissionais responsáveis pela lida de animais campeões da 46ª Expointer, na Praça Central do Parque Assis Brasil. Os chamados cabanheiros participaram de sorteio de prêmios e assistiram ao show do músico tradicionalista Ênio Medeiros. No total, foram distribuídos 24 produtos, principalmente eletrodomésticos, e 12 kits com camisetas e bonés do Sistema Farsul. O diretor administrativo e coordenador da Comissão de Exposições e Feiras da Farsul, Francisco Schardong, e as soberanas da feira, recepcionaram os trabalhadores.

"É muito importante reconhecer a contribuição deles", disse Schardong, emocionado: "Fico feliz. Me criei nesta lida". Os cabanheiros se dedicam dia e noite ao trato com os animais, e muitos deles vêm de longe para realizar a tarefa. Anderson Cordeiro, 28, por exemplo, contemplado com uma TV de 32 polegadas, é de Lapa, município da região metropolitana de Curitiba, Paraná. Em sua segunda participação na Expointer, responsável pelos cuidados com bovinos, Cordeiro é solteiro e diz que o presente recebido "será muito bom para os momentos de distração".

"Agora, aí vem um produto muito bom. Dá para ensaiar em casa e ir dançar no sábado, no salão", anunciou Schardong, apontando para um aparelho de som. A ganhadora foi a estudante de terceiro ano de Ensino Médio Jenifer Santos de Mello, 17. Com os olhos marejados de felicidade, a moradora de Lomba Grande, em Novo Hamburgo, diz gostar do gênero sertanejo: "Mas também curto ouvir algo mais calmo, acústico". Cursando técnicas agrícolas, Jenifer atuou como estagiária no trato com ovinos da Fazenda do Angico.

O presidente do Sistema Farsul, Gedeão Pereira, sorteou o número contemplado com uma bicicleta da marca Houston, aro 26. "Vamos ver quem é o sortudo hoje. A dezena é sete. O número é 71", anunciou. Quem levou o prêmio foi Mauro Júnior, 36, de Santana do Livramento, mas residente em Sapucaia do Sul. O cabanheiro de zebus, com seis participações na Expointer, imediatamente presenteou o filho de 11 anos, João Pedro de Oliveira. "O guri vai poder ir de bicicleta para a escola", afirmou. Agarrado à caixa, o sorridente João garantiu que sabe pedalar, apesar de aquela ser sua primeira magrela.

O evento é uma parceria entre o Sistema Farsul, Senar-RS, Cooperativa Cotribá, Reforma Engenharia e SV Digital. 

 

Confira imagens da notícia.