Destaque

Em reunião, Governo do Estado apresenta proposta de renegociação

Mecanismo sugerido utiliza Fundo Social


- Emerson Foguinho / Divulgação Sistema Farsul

Em reunião realizada na segunda-feira (31/03), no Palácio Piratini, o governador Eduardo Leite apresentou proposta para renegociação da dívida dos produtores rurais que utiliza o Fundo Social. A construção da ideia teve a colaboração da Farsul, que já a havia levado ao Ministério da Fazenda. No encontro estavam secretários do governo estadual, parlamentares estaduais e federais e lideranças do setor. A Farsul estava representada pelo diretor vice-presidente, Domingos Velho Lopes.

A proposta não busca substituir o Projeto de Lei de Securitização que já tramita no Congresso Nacional, mas, de viabilizá-lo. Atualmente, o fundo com recursos oriundos do pré-sal possui um saldo estimado superior a R$ 25 bilhões. O recurso seria utilizado não apenas para a renegociação das dívidas, mas também garantir o financiamento de investimentos em irrigação buscando reduzir os reflexos de futuras estiagens na produção agropecuária gaúcha.

Em sua manifestação, Domingos pediu que os representantes das demais entidades presentes fosse à frente junto com ele. "Nós nunca vivemos esse momento de tal maturidade das entidades. Estamos vivendo o momento mais delicado da agropecuária gaúcha. Esse número de 40 bilhões de toneladas perdidos até 2024, sem computar 2025. Esse número que representa R$ 300 bilhões. Nós precisamos do apoio de vocês (dirigido aos parlamentares)", disse.

O vice-presidente da Farsul lembra que a Federação procurou o Tribunal de Contas da União (TCU) que garantiu que a proposta totalmente viável. A mesma também já foi apresentada ao Ministério da Fazenda e que ela se vincula com o projeto da securitização que encontra a dificuldade da equalização.

 

Confira imagens da reunião.

VEJA TAMBÉM...