Farsul

Debate sobre perspectivas e desafios do Trigo reúne representantes do setor de todo o Brasil

Encontro das câmaras setoriais estadual e nacional aconteceu na Expointer 2019


A Câmara Setorial Nacional da Cadeia Produtiva de Culturas de Inverno realizou evento na Expointer, nesta quarta-feira (28/08), reunindo os principais representantes dos elos da cadeia tritícola, da CNA, do Ministério da Agricultura, Secretaria da Fazenda e Conab. Além de discutir as perspectivas para a próxima safra e o cenário mundial da cultura de inverno, foram tratadas questões relativas à comercialização e regulamentação de microtoxinas.

Foi o único encontro da Câmara fora de Brasília. Pela manhã, a Câmara Setorial do Trigo do Rio Grande do Sul também se reuniu e os participantes consolidaram as pautas regionais que enriqueceram o debate na Câmara Setorial Nacional, que ocorreu na sequência, de acordo com o presidente da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Culturas de Inverno, Hamilton Jardim. Segundo Jardim, o grupo está preparando um documento a ser apresentado à Anvisa, no dia 19 de novembro, data em que a Câmara Setorial Nacional do Trigo para tratar da questão do nível de microtoxinas permitido no trigo brasileiro.

De acordo com Hamilton, a reunião consolidou avanços em questões de novas metodologias de mecanismos de apoio à comercialização, como leilões do Prêmio para Escoamento de Produto (PEP) e de Prêmio Equalizador Pago ao Produtor Rural (Pepro): "o processo era muito burocrático, mas agora estamos trabalhando com a Conab e conseguimos fazer algo mais transparente e ágil, começando pelos editais. Debatemos algumas sugestões e continuaremos avançando nisso", afirma Jardim.

Com relação às perspectivas para a safra, a falta de chuva em várias regiões preocupa os produtores, que dependem de uma melhora nas condições climáticas nos próximos meses para obter uma safra maior e de melhor qualidade.