Farsul

19º Lançamento das Feiras de Primavera valoriza eventos do interior gaúcho

Evento que ocorreu no auditório da Farsul contou com representantes de 16 sindicatos


- (Divulgação Sistema Farsul / Marco Quintana)

A Casa da Farsul na Expointer recebeu, na tarde desta quarta-feira (28/08), as delegações de 16 sindicatos rurais que promoveram suas feiras de primavera que acontecerão pelo Rio Grande do Sul. As programações dos eventos foram apresentadas por membros de Sindicatos Rurais, presidentes das feiras, prefeitos, secretários municipais e pelas rainhas dos festejos que combinam exposições, comercialização, palestras e cultura.

As apresentações, que contaram com vídeos e amostras de produtos agropecuários, foram acompanhadas pelo secretário da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Covatti Filho, e pelo presidente do Sistema Farsul, Gedeão Pereira, que destacou a importância econômica das feiras de primavera:

"A Expointer é uma feira muito importante, mas ela foge do convencional porque ela não se resume à venda de genética ou de máquinas agrícolas, mas é principalmente uma feira em que temos grandes discussões. Os números ao final da feira darão um indicativo para o futuro, mas o grande movimento da pecuária gaúcha vai acontecer mesmo em todos esses eventos pelo Estado apresentados aqui hoje", disse Gedeão.

O secretário da Agricultura do RS, Covatti Filho, revelou que a Secretaria pode apoiar a agricultura familiar com a compra de espaços nas feiras locais e colocou sua equipe à disposição para esclarecimentos.

De acordo com o coordenador da Comissão de Exposições e Feiras, Francisco Lineu Schardong, a expectativa para os próximos eventos é positiva, já que há uma atmosfera de otimismo e alta qualidade nas exposições de animais.

Foram apresentadas feiras dos seguintes municípios: São Luiz Gonzaga, Bento Gonçalves, Camaquã, Dom Pedrito, São Gabriel, São Sepé, André da Rocha, Arroio Grande, Canguçu, Santiago, Uruguaiana, Cruz Alta, Herval, Não-Me-Toque, Pedro Osório e Pelotas.