Sistema Farsul participa de mesa redonda sobre tecnologia no campo
Conversa aconteceu no espaço RS Innovation Agro Stage
Na manhã desta quarta-feira 31, o Sistema Farsul, representado pelo Presidente, Gedeão Pereira, participou do debate Agronegócio sustentável e de baixo carbono, ao lado do secretário da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Domingos Lopes, da secretária do Meio Ambiente e Estrutura, Marjorie Kauffmann, e de Artur Lemos, secretário estadual da Casa Civil. A mediação foi feita pelo secretário de Inovação, Ciência e Tecnologia Alsones Balestrin.
O debate girou em torno de estratégias e desafios relacionados à sustentabilidade do agronegócio e sobre caminhos a serem seguidos para garantir que os produtores brasileiros consigam trabalhar de forma eficiente, e do papel das melhoras tecnológicas para que isso seja possível.
Gedeão, que também é Diretor de Relações Internacionais da CNA, pontuou que é necessário evoluir com cautela para que a produtividade brasileira não seja afetada, já que o país hoje está em uma posição importante de solucionador global de problemas de alimentação. "O sucesso da Expointer deste ano reflete a posição do Brasil como celeiro do mundo. Temos o que existe de melhor em tecnologia no mundo, dentro deste parque. Somos um retrato fiel do campo brasileiro e gaúcho", concluiu.
Para a secretária Kauffmann, "o Rio Grande do Sul já executa várias ações previstas em acordos internacionais, estamos na vanguarda, mas infelizmente não divulgamos isso de forma adequada."
O RS Innovation Agro Stage acontece na Casa da Febrac até 04 de setembro e, além dos painéis de discussão, conta com um hub para divulgação de soluções tecnológicas e inovação do agronegócio.