Farsul entrega placa de homenagem à Federasul
Entidades de representação gaúchas foram fundadas no mesmo ano
No início da tarde desta quarta-feira, 31, o presidente do Sistema Farsul, Gedeão Silveira Pereira, entregou ao presidente da Federasul, Anderson Trautman Cardoso, uma placa em homenagem aos 95 anos da entidade de representação empresarial gaúcha. A peça foi passada às mãos de Cardoso no auditório da Casa Farsul, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, durante a 45ª Expointer. O ato ocorreu na abertura de anúncio dos vencedores do 10º Prêmio Vencedores do Agronegócio e do 6º Prêmio Elas no Agro, iniciativa que tem a parceria de Farsul.
Tanto Federasul quanto Farsul foram fundadas no mesmo ano, em 1927. "Temos uma unidade muito grande entre as federações", disse Gedeão, no discurso. "Fomos criados juntos, sendo que a Federasul foi criada na minha terra, Bagé", salientou. A Federasul foi fundada no dia 28 de outubro. Já a Farsul, no dia 24 de maio, em Porto Alegre. No pronunciamento, o presidente destacou o sucesso da 45ª Expointer: "Vocês são testemunhas de algo incrível, que é o tamanho desta Expointer".
Pereira situou a realização da feira dentro "de um novo contexto mundial", no qual o Brasil se confirma como o maior exportador líquido de alimento. "Esta é uma epopeia que ainda não está nos livros de história, da mesma forma que também temos o título de maior potência ambiental do mundo". O dirigente prevê que o contexto mundial do setor de alimentos oferece ao país a oportunidade de incrementar ainda mais seu desempenho. No ranking de exportadores de alimentos, os Estados Unidos aparecem na segunda colocação, seguido de Argentina, Ucrânia, Canadá e Rússia. Dificuldades enfrentas pelos países do terceiro ao sexto lugar favorecem, na avaliação de Pereira, a inserção do Brasil no mercado. "Nosso país é continental. Temos terra, temos água, temos sol e temos energia. A agricultura brasileira é espetacular."
Sindicato premiado
Entre os Vencedores do Agronegócio, o Sindicato Rural de Santo Ângelo recebeu o troféu Três Porteiras, de autoria da artista Ângela Pettini. A entidade conquistou o prêmio na categoria ESG, destinado às práticas ambientais, em razão da atuação para solucionar problemas que impediam o Aeroporto Regional Sepé Tiaraju de operar com aeronaves de maior porte.