Farsul

Farsul realiza seminário sobre forrageiras tropicais perenes

Seminário "Forrageiras tropicais perenes para o subtrópico brasileiro" aconteceu durante a terça-feira (20/6) no Auditório da entidade.


- Gerson Raugust/Divulgação Farsul

No dia 20 de junho a Farsul promoveu a seminário "Forrageiras Tropicais Perenes para o Subtrópico Brasileiro". O evento foi dividido em dois blocos e teve formato híbrido com participação presencial e transmissão pelo canal da Federação no Youtube.

A série de conversas iniciou com fala do Presidente do Sistema Farsul, Gedeão Pereira, que destacou a importância do seminário para ajudar a resolver os desafios enfrentado por produtores no Estado para lidar e manter a pecuária de corte ativa durante os meses de verão. Na parte da manhã aconteceram as palestras "Pastagens tropicais resistentes a climas frios", com o professor Doutor André Sbrissia, da UDESC (Lages/SC); "Pastagens tropicais perenes para o norte do RS", com o Fábio Neves, Consultor Técnico da SIA; "Pastagens tropicais perenes para o sul do RS", Paulo Vieira, Consultor Técnico da SIA; "Campos naturais ou gramíneas tropicais perenes", Felipe Carmona, da Integrar - Gestão e Inovação Agropecuária.

Após a abertura do evento, o consultor José Fernando Piva Lobato reforçou que o setor está evoluindo, e que não existe uma fórmula única que atenda os mais de 280 mil pecuaristas gaúchos. Na tarde, as apresentações foram "Cadeias forrageiras anuais e perenes associadas no sul do Brasil", com Danilo Sant´Anna, da Embrapa Pecuária Sul; "Gramíneas tropicais perenes em sistemas integrados", Rodrigo Ferreira Fazenda Santa Rita (Jaguarão/RS); "As necessárias reservas forrageiras", com João Lemke, produtor rural e consultor.

Os palestrantes convidados apresentaram os últimos estudos e resultados obtidos em campo, demonstrando a importância do manejo adequado das pastagens tropicais e os benefícios e desafios que elas apresentam para o setor pecuário do Rio Grande do Sul. O seminário pode ser visto no canal da Farsul no Youtube.