Senar-RS

Semana do Meio Ambiente

Senar-RS reforça como tem atuado


- Divulgação Senar-RS

A Semana do Meio Ambiente ocorre de 5 a 9 de junho. A iniciativa foi criada no Brasil por meio do Decreto de Lei nº 86.028, em maio de 1981, complementar à celebração do Dia do Meio Ambiente (5/6) instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU). Pensando nisso, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-RS) reforça as medidas que tem realizado para promover o cuidado, conscientização e preservação ambiental.

De acordo com o Técnico de Formação Profissional Rural (FPR) do Senar-RS, Henrique Padilha, estima-se que a instituição tenha realizado em torno de cinco mil eventos por ano voltados para treinamentos de FPR. Dentre estes eventos, a instituição atende, em média, dois mil eventos que incluem na programação práticas relacionadas ao meio ambiente e sustentabilidade. "O Senar-RS visa atuar nos treinamentos, sempre trazendo conteúdos técnicos atualizados, e não apenas isso, mas também temáticas relacionadas à sustentabilidade, englobando o tripé ambiental, social e econômico", frisa Henrique.

Os cursos de FPR variam de temas, mas alguns exemplos tratam diretamente do assunto, como o curso de Educação Ambiental e Normas Ambientais Aplicadas às Propriedades Rurais. Além disso, há os cursos que estão relacionados de forma indireta, mas que estão em conformidade com o Plano ABC+, como: curso de Integração Lavoura, Pecuária e Floresta (ILPF); cursos de Forrageiras de inverno e o de verão; Manejos de Recursos Forrageiros para Ovinos; Sistemas agroflorestais; Programas de Boas Práticas Agrícolas e Sistema Plantio Direto.

Também existem os cursos que abordam Manejo do Solo e sua Fertilidade, trabalhando com conservação, fixação biológica de nitrogênio, compostagem, húmus e substratos. O reflorestamento é outro tópico bastante discutido nos treinamentos sobre meio ambiente. Nesse sentido, o Senar-RS oferece o curso de Reflorestamento e Cadastro Ambiental Rural. E, no que se refere à parte de dejetos, há o curso de Saneamento Rural Básico.

Geovane da Rocha Silveira é instrutor do curso de Normas Ambientais aplicadas às Propriedades Rurais. A formação desenvolve uma gama de discussões ambientais, como outorgas de água, licenciamento ambiental e florestal, cadastro ambiental rural (CAR) e normas de manejo florestal e de espécies nativas. "O curso é um apanhado das normas atuais. Temos, também, uma cartilha que fizemos em conjunto com o corpo técnico do Senar-RS e da Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul), na qual realizamos uma atualização das normas e leis da área ambiental para aplicar diretamente com os produtores rurais", explica.

Segundo Geovane, o curso é muito importante porque, muitas vezes, o produtor trabalha de forma desavisada. Para ele, o tempo de uma norma ou lei ambiental ser aprovada, compreendida e aplicada é rápido demais, e normalmente, o produtor não acompanha esse desenrolar.

 

Sobre a Semana do Meio Ambiente

A Semana do Meio Ambiente está em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). São 17 "ODS's", que servem como apelo para que a comunidade global garanta um desenvolvimento que erradique a pobreza, proteja o meio ambiente e o clima e que todas as pessoas, do mundo inteiro, desfrutem de prosperidade e paz.

Assim como a ONU tem uma agenda com os países para atingir os objetivos até 2030, no Rio Grande do Sul, o Plano de Agricultura de Baixa emissão de Carbono (Plano ABC+) é gerido pela Secretaria de Agricultura e tem um Comitê Gestor que conta com a ajuda de instituições como o Senar-RS. O Plano agora está em sua segunda etapa (2020-2030), e também trabalha com uma meta: aumentar as áreas de produção agrícola com tecnologias para baixa emissão de carbono até 2030.