Farsul

IICP segue deflacionário, mas tendência é de desaceleração

Índice de janeiro registrou retração de -0,42% na comparação com o final de 2023


- Arte sobre imagem de jannoon028/Freepik

O Índice de Inflação dos Custos de Produção (IICP), medido pela Assessoria Econômica da Farsul, para o primeiro mês de 2024 aponta uma desaceleração na queda histórica dos custos de produção. O índice fechou o mês com retração de -0,42% em relação a dezembro de 2023. Apesar dessa desaceleração, o reflexo do ano anterior, que teve a maior deflação de custos da série histórica, contribui para que o acumulado dos últimos 12 meses seja de -10,47%. Os dados foram divulgados nessa quinta-feira (29/02).
Já o Índice do Preços Recebidos pelos Produtores Rurais (IIPR) encerrou o mesmo período com uma queda bastante significativa de -6,18%, apontando uma deflação na comparação com dezembro, movimento influenciado pela queda no preço da saca de soja. No acumulado de 12 meses, o IIPR apresenta queda de -15,20%. A queda é um reflexo da safra recorde colhida no ciclo 2022/23, que trouxe grande oferta de grãos no mercado, o que pressionou principalmente os preços da soja, milho e trigo.
A Assessoria Econômica da Farsul destaca ainda que, apesar da queda do IIPR, o preço final dos alimentos para o consumidor continua acumulando inflação, o que reforça que as altas do IPCA Alimentos são reflexos de outros movimentos inflacionários, e não do preço recebido pelo produtor.

 

Confira relatório completo.