Farsul

Farsul reune-se com Mapa para tratar do trigo gaúcho

Farsul reune-se com Mapa para tratar do trigo gaúcho


Os diretores da Farsul, Jorge Rodrigues, coordenador das Comissões de Grãos,  e Hamilton Jardim, presidente da Comissão do Trigo, analisaram como positivo o resultado da reunião realizada no Ministério da Agricultura, principalmente para a triticultura. O encontro aconteceu na segunda-feira, dia 19, com a presença da titular da pasta, Kátia Abreu, e serviu para as principais entidades representativas do setor de grãos do país apresentarem propostas e sugestões para a área.

Jardim elogiou o espaço dado aos representantes para falar sobre os gargalos e dificuldades de cada atividade. Em relação ao trigo, o diretor destaca o fato de a ministra ter bastante conhecimento do assunto e ter levado para o Mapa o estudo realizado pela CNA, com colaboração efetiva da Farsul, sobre a cultura. "Ela já tem uma radiografia do setor e, de posse desse documento elaborado pela CNA, traz pra si a responsabilidade de implantar as políticas necessárias para, num curto espaço de tempo, revertermos a alta dependência do Brasil em relação a esse cereal" avalia.

Para o dirigente, a convocação da reunião pela ministra logo após assumir o cargo cria a expectativa de uma mudança rápida do atual quadro do setor. "Estamos esperançosos de que vamos ter já para esta safra políticas condizentes que possam revolucionar o setor e trazer condições de utilizar toda a tecnologia preconizada, visando obter altas produtividades com qualidade que é o que o mercado busca", prevê. Ele reforça que para o produtor trabalhar de forma tranquila é necessário o tripé crédito acessível, preço mínimo condizente com a realidade e seguro agrícola bem estruturado.