Farsul

Farsul participa de seminário sobre energia renovável na 46ª Expointer

Encontro destacou as oportunidades que o produtor rural pode ter com a produção de energia


- Roberto Furtado / Divulgação Sistema Farsul

Nesta terça-feira (29/8), o Sindienergia-RS promoveu seminário sobre contratos de energia no campo e utilização de energia renovável no auditório da Casa da Farsul em Esteio. Estiveram presentes o Diretor Vice-Presidente da Farsul, Domingos Antônio Velho Lopes, a Secretária do Meio Ambiente e Infraestrutura, Marjorie Kauffmann, Guilherme Sari, presidente do Sindienergia, acompanhando por Rodrigo Rosa, membro do conselho fiscal.

O relacionamento de longa data do setor produtivo com o setor de energia, e a importância dessa parceria para atingir os regramentos internacionais de geração de energia renovável foram assuntos levantados por Lopes. "Nós vemos o setor produtivo como um parceiro do segmento energético, uma oportunidade para fortalecermos nossos mercados", declarou.

Sari também destacou o relacionamento entre os setores e os objetivos em comum entre eles. "É um dos motivos de estarmos cada vez mais próximos da Farsul, para construir junto esse ambiente de crescimento", apontou.

"Eu acho muito importante momentos de debate como esse, mas principalmente de união entre os setores", disse Kauffmann, que também destacou a pujança do agronegócio gaúcho e das infinitas possibilidades do setor energético do Estado.

Foram apresentados os estudos e o cronograma realizados pelo Sindienergia para a implementação de captura de energia eólica em terras produtivas. Segundo Sari, o período de analise do processo para implantação das turbinas não gera transtornos para o cultivo da terra, enquanto que o processo de instalação se estende durante meses, mas de forma espaçada. Além disso, o produtor passa a ter uma fonte de renda estável a partir do momento em que os equipamentos entram em funcionamento.

 

Confira fotosa da notícia.