Farsul

Farsul assume presidência do Conseleite-RS para gestão 2020/2021

Eleição foi realizada durante reunião do colegiado nesta terça-feira (28/1)


- Gerson Raugust / Divulgação Sistema Farsul

Nesta terça-feira (28/1), durante reunião do Conseleite-RS que divulgou a projeção para o preço do leite no estado, aconteceu a votação que indicou a Farsul para a cadeira da presidência do colegiado. A Federação será representada pelo coordenador das Comissões Temáticas da Farsul, Rodrigo Rizzo. Ele assume o cargo em nome dos produtores e anunciou que a principal meta da gestão será a busca pela atualização e análise constantes dos itens que compõem a metodologia de cálculo do valor de referência do leite. O Sindilat ficou com a vice-presidência, representado pelo presidente da entidade, Alexandre Guerra.
Conforme o estatuto do Conseleite-RS, as diretorias têm mandato de dois anos, havendo alternância dos cargos após o primeiro. Ao ser eleito, Rizzo falou que "A Federação da Agricultura tem estado muito atenta aos movimentos de mercado da cadeia do leite, sobretudo o externo. Agradecemos a todos pelo apoio e trabalho realizado até aqui e estamos empenhados no fortalecimento do segmento", afirma.
Durante a reunião, houve a divulgação da projeção do preço do leite para o Rio Grande do Sul. Por se tratar de um início de entressafra, o valor projetado para janeiro tem uma alta de 0,88%, chegando a R$ 1,1267 em relação ao consolidado de dezembro de 2019 (R$ 1,1169). Segundo o professor da UPF Marco Antônio Montoya, a variação projetada pelo Conseleite para janeiro reflete a oscilação entre os produtos que compõem o mix. "Pela tendência histórica, espera-se de 2020 um ano mais equilibrado para o setor lácteo", estima Montoya, embasado na alternância entre anos bons e ruins na cadeia láctea gaúcha.
Ainda na terça-feira, a Comissão do Leite e Derivados da Farsul esteve reunida na sede da Federação. Na pauta estavam temas como os contratos entre os produtores e indústrias, câmara técnica do Conselite, preparação para a visita de Geraldo Borges, presidente da Abraleite, criação de projeto de apoio aos municípios na compra de maquinários para manutenção de estradas vicinais, entre outros. Também foi discutida a elaboração de um ofício para a Secretaria da Agricultura, Pecuária e desenvolvimento Rural (SEADPR), questionando sobre o procedimento de descarte para leite fora do padrão, conforme IN's 76 e 77.