Farsul

Encontro de Lideranças do Agronegócio chega à décima edição

Evento é promovido pelo Sindicato Rural de Carazinho em parceria com Farsul e Cotrijal


- Emerson Foguinho / Divulgação Sistema Farsul

Na noite de 10 de março aconteceu o Encontro de Lideranças do Agronegócio de 2025. Realizado pelo Sindicato Rural de Carazinho em, parceria com a Farsul e a Cotrijal, o evento, que faz parte da programação oficial da Expodireto, chegou a sua décima edição e aconteceu na BierSite, em Carazinho.
Logo na abertura, aconteceu uma homenagem póstuma a Artidor Bratz, falecido em 2017, que por 50 anos lutou pelo asfaltamento da ERS-330, entre os municípios de Carazinho e Chapada. A obra está em execução e um Projeto de Lei deu o nome do empresário ao trecho que está em execução. A família de Bratz esteve presente e recebeu uma placa em homenagem.
Na sequência, aconteceu a entrega da distinção aos homenageados deste ano. Receberam o reconhecimento o produtor rural e imigrante holandês Cornelis Souilljee; o pesquisador e professor Erlei Reis; o diretor vice-presidente da Farsul, Domingos Velho Lopes; e ao deputado federal Alceu Moreira.
Domingos é engenheiro agrônomo, formado na UFRGS, produtor rural desde 1992. Em 2000, entrou para a diretoria da Farsul e, desde 2013, é membro da Comissão de Arroz da Federação. Ao receber a distinção, Lopes disse que estava muito envaidecido e destacou que o prêmio aumentava ainda mais a sua responsabilidade. "Teremos ainda muitas tarefas pela frente, podem contar comigo", comentou Lopes.
Após a entrega, o presidente do Sindicato Rural de Carazinho, Leomar Tombini, agradeceu pela casa cheia durante todo o evento. "Conseguimos conquistar o nosso objetivo, que é aproximar as lideranças do agro, da política, economia e imprensa. Todos aqui para resolvermos os problemas da agricultura. E nossos problemas não são poucos", disse Tombini.
O vice-presidente da Cotrijal, Enio Schroeder, destacou que a Expodireto, há 25 anos, está posicionada como uma feira de negócios, grandes oportunidades, conhecimento, tecnologia e debates - área em que a feira tem sido exitosa. "Nós precisamos mostrar que aqui no Rio Grande do Sul temos agricultores que sabem produzir e muito bem. Colocam na terra suas últimas economias para fazer o seu plantio da melhor forma possível", disse Schroeder, ressaltando que este é o momento de fazer reivindicações.
A última autoridade a se manifestar foi o presidente da Farsul, Gedeão Pereira. Ele destacou que o Brasil deve se tornar a maior agricultura do mundo entre 2035 e 2040."Só o Brasil consegue isso porque temos quantidade de produto, qualidade de produto e competitividade", disse Gedeão.

 

Confira álbum de fotos