CNA

CNA lança edição do Prêmio Brasil Artesanal para vinhos e espumantes

Anúncio aconteceu na quarta (2) na Câmara Setorial da Cadeia Produtiva da Viticultura, Vinhos e Derivados do Mapa


A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil lançou, na quarta (2), a edição de vinhos e espumantes do Prêmio CNA Brasil Artesanal 2023. O anúncio ocorreu na reunião da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva da Viticultura, Vinhos e Derivados do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), realizada na cidade de Andradas, em Minas Gerais.

A assessora técnica da CNA, Letícia Fonseca, fez uma apresentação aos participantes e detalhou o concurso, que está com inscrições abertas até o dia 8 de setembro.

Os interessados podem acessar o regulamento e participar do concurso, que será dividido em quatro categorias: vinho tinto; vinho branco; espumante moscatel; e espumante charmat.

O prêmio é promovido pela CNA em parceria com a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) e Associação Brasileira de Sommeliers do Distrito Federal (ABS-DF).

De acordo com Letícia, o concurso é uma iniciativa das ações do Programa de Alimentos Artesanais e Tradicionais da CNA, que oferece soluções e alternativas ao pequeno e médio produtor rural que auxiliem na sua profissionalização e na capacidade de agregar valor a esses tipos de alimentos.

O programa atua em cinco eixos: regulamentação; capacitação e assistência técnica e gerencial; organização coletiva; tributação e crédito; comercialização e marketing.

Desde 2019, a CNA promove o Prêmio CNA Brasil Artesanal. Já foram premiados produtores de chocolates, queijos, salames e cachaças.