CNA

CNA e federações debatem controle e manejo de javalis

Tema foi abordado em reunião na terça (12)


- Divulgação

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e as federações estaduais se reuniram, na terça (12), para discutir ações referentes ao manejo e controle de javalis e porcos asselvajados para evitar prejuízos à produção agropecuária, bem como a áreas prioritárias de interesse ambiental, social e econômico.

A CNA tem acompanhado os debates sobre o tema, mostrando preocupação com os danos causados pela espécie invasora ao setor produtivo e com os graves riscos de prejuízos a atividades da pecuária, como a suinocultura, já que os javalis podem se tornar vetores de doenças.

Neste contexto, a CNA solicitou às federações e aos sindicatos levantamentos sobre o impacto dos ataques destes animais às propriedades rurais e sobre as dificuldades enfrentadas para controlar os javalis.

Um dos pontos debatidos no encontro foram normativas recentes do Governo Federal que determinaram novos critérios de autorização de abates excepcionais com o intuito de controlar espécies invasoras como os javalis.

Pelas regras, as autorizações passam a ser de responsabilidade conjunta do Exército e do Ibama. Desta forma, o Ibama suspendeu novas autorizações de caça dos javalis até que o Comando do Exército emita novas regras de permissão.

Segundo Cláudia Mendes, assessora técnica da CNA, a reunião foi um importante passo para o setor na defesa dos produtores rurais.

"A Confederação está atenta ao assunto e irá empenhar seus esforços para que os anseios e as dificuldades enfrentadas pelo setor produtivo sejam levados em consideração pelo poder público e para que as regras de controle e manejo da espécie sejam factíveis e eficientes".