Sindicatos

Em noite de homenagens Sindicato de Alegrete comemora 100 anos de história

Em noite de Homenagens Sindicato Comemora 100 anos de história


- Divulgação SR Alegrete

Uma noite inesquecível marcou a comemoração dos 100 anos de história do Sindicato Rural de Alegrete na última terça-feira, dia 7 de maio, às 20h, no restaurante do Parque Dr. Lauro Dornelles, durante jantar comemorativo ao centenário da entidade. O evento teve a presença do presidente Edi Alves Mendonça, do prefeito de Alegrete Márcio Amaral, do diretor da Farsul Francisco Lineu Chardong, de diretores do SRA e de inúmeros parceiros da entidade, tais como CAAL, Pilecco Nobre, Fundação Maronna, Associação dos Arrozeiros, Sicredi, Banrisul, Banco do Brasil e Agenda Remates, imprensa e a comunidade.

Após apresentar o vídeo institucional do centenário, o Sindicato Rural prestou uma homenagem In Memorium ao Dr. Ari Faria Marimon, ex-presidente da entidade e da Farsul e em seu nome homenageou todos os seus ex-presidentes com uma "salva de palmas". Posteriormente, outra homenagem marcante: os ex-presidentes Abílio Nogueira de Oliveira, Antonio Augusto Bicca Pereira, Antonio Carlos Vasconcelos, Luiz Odilon Pereira Rodrigues, Oscar de Souza Parreira, Pedro Pires Piferro e o atual presidente Edi Alves Mendonça receberam uma medalha alusiva aos 100 anos de história. O Sistema Farsul também recebeu a distinção, entregue ao diretor Francisco Lineu Chardong, como reconhecimento e gratidão pelo apoio e parceria em todos esses anos.

Para abrilhantar ainda mais a solenidade, o Sindicato homenageou o colaborador Antonio Pacheco, que também recebeu a medalha através do filho Arthur Osvaldo Batista Pacheco. Pacheco teve uma trajetória profissional muito especial: começou e se aposentou no Sindicato Rural. Iniciou em 1952 e terminou em 1989, ou seja, 37 anos depois. "Receba em nome de todos os colaboradores e funcionários que estão ou já passaram por nossa entidade, essa medalha. Um reconhecimento a quem move e trabalha diariamente para consolidar esta história", anunciou o cerimonial. Dentro da programação, a Sicredi e a Farsul prestaram homenagens ao Sindicato. Em seu pronunciamento, o presidente Edi Alves Mendonça destacou que "ao registrarmos essa data, que enobrece a classe e comprova o espírito associativo que vem colocando o Alegrete na liderança das entidades que agremiam o campo, é necessário lembrarmos os primeiros passos do Sindicato Rural e também todos os desafios que a entidade tem passado na atualidade. O Sindicato Rural de Alegrete é uma das mais antigas entidades rurais do Rio Grande do Sul e tem sua longa história acompanhada de lutas, sacrifícios e muita união acima de tudo. Fazendo valer máxima de que quando campo vai bem, a economia vai bem, o Sindicato Rural vem apoiando e criando meios de apoio aos produtores ao longo de seus 100 anos".

O ex-presidente do Sindicato Rural, Abílio Nogueira, frisou a importância do Sindicato em seu primeiro século de existência. "Todos que passaram por aqui tiveram seu grau de contribuição para chegarmos até aqui. E vamos muito longe".

Em nome da Farsul, o diretor Francisco Lineu Chardong, elogiou a gestão do presidente Edi Alves Mendonça, principalmente em um momento de grave crise de recursos e arrecadação e também recordou que o Sindicato sempre esteve presente na principais manifestações organizadas pelo setor. "Um Sindicato que nunca fugiu à luta".

Cleo Trindade, presidente da Câmara de Vereadores, avaliou que não existe cidade sem o campo. " O campo se refaz sem a cidade, mas a cidade não vive sem o campo. Essa é a importância do Sindicato Rural".

O senador Luís Carlos Heinze enviou um vídeo congratulando-se com o Sindicato pela passagem dos 100 anos. E o prefeito Márcio Amaral encerrou discursos enfatizando que o Sindicato Rural sempre esteve na defesa do interesse da classe produtora. Ergueu a bandeira da agropecuária da Fronteira Oeste. Mas nunca esqueceu que está inserido no contexto de uma comunidade"

Para coroar o evento, todos os presentes cantaram com a artista Patrícia Pedroso o "Parabéns Pra Você Gaúcho". Posteriormente, todos foram convidados para o MOMENTO "BRINDE DOS 100 ANOS"