Farsul

Sistema Farsul e Fundação Pró-Sementes apresentam resultados de cultivares de Trigo

Sistema Farsul e Fundação Pró-Sementes apresentam resultados de cultivares de Trigo


Escolher a semente de trigo mais adequada a cada clima e região pode significar um ganho de até R$ 1.080,00 por hectare, revela estudo executado pela Fundação Pró-Sementes e Sistema Farsul, na safra 2017. Este valor representa 36 sacos de trigo, que foi a diferença encontrada entre a cultivar com melhor e pior rendimento em Vacaria. A região está entre as avaliadas no Ensaio de Cultivares em Rede de Trigo Safra 2017/2017.
A pesquisa, apresentada nesta quinta-feira (01/03) pela Fundação Pró-Sementes analisou sete locais: Vacaria, Passo Fundo, Cruz Alta e São Gabriel (Região Tritícola 1), que ficam em zonas de clima frio e úmido, e São Luiz Gonzaga, Santo Augusto e Cachoeira do Sul (Região Tritícola 2), em zonas baixas, de clima moderadamente quente e úmido. O estudo englobou 36 cultivares, das classes básico, pão e melhorador, em ciclos precoce e médio, considerando duas datas de semeadura. Mantendo a tendência de anos anteriores, Vacaria e Cachoeira do Sul foram os locais com o maior registro de produtividade média.
Em Vacaria, a cultivar de ciclo médio ORS 1405 atingiu 122 sacos por hectare ao ser semeada na primeira época e 130 na segunda. Na Região Tritícola 2, Cachoeira do Sul teve os melhores resultados, com 101 sacos por hectare com a cultivar de ciclo médio TBIO TORUK na primeira semeadura e 99 sacos por hectare com a FPS CERTERO na segunda época. Entre as cultivares de ciclo precoce, a semente CD 1303 teve os resultados mais uniformes, chegando ao topo da produtividade em 3 de 4 locais analisados.&nbsp