O Senar-RS lançou, nesta segunda-feira (09), o treinamento em Cadastro Ambiental Rural (CAR), no auditório da Farsul. Participam deste primeiro curso, somente técnicos do Senar-RS e um representante indicado pelas organizações parceiras, que terão a missão de auxiliar produtores de todo o Estado a preencher o CAR. Estiveram na solenidade de lançamento, o presidente do Sistema Farsul, Carlos Sperotto, o secretário de Meio Ambiente do Estado, Neio Lúcio Pereira, o presidente da Fetag-RS, Carlos Joel da Silva, o superintendente do Ibama, João Pessoa Moreira e o representante da Famurs, Silvio Rafaeli.
Para o presidente da Farsul, este é um importante momento de unificar o pensamento, o conhecimento e o sentimento. ?Com a presença de todas estas entidades, tivemos a oportunidade de amadurecer a questão ambiental e produzir uma cartilha específica do Estado?, destacou Sperotto. Já o secretário do Meio Ambiente, o treinamento é a materialização do debate em relação ao código florestal e simboliza a unidade política conquistada.
As atividades prosseguem nesta terça-feira (10), com aula prática de familiarização com o software utilizado para envio das informações. O curso está sendo ministrado pelo assessor técnico da Farsul Eduardo Condorelli e o técnico do Senar-RS Elon Davi Jaguszewski. O prazo para preenchimento do CAR é de um ano (prorrogável por mais um) e começou a contar na data de sua publicação, em 6 de maio.
Os cursos nos sindicatos rurais devem começar já na próxima semana, no norte do Estado, atendendo produtores do bioma mata atlântica. Já estão previstas 76 turmas de até 15 pessoas cada. ?Estamos qualificando técnicos que farão o trabalho na ponta, como multiplicadores da informação?, explicou o presidente da Fetag. o curso pode ser solicitado através dos sindicatos rurais.
O CAR é um registro eletrônico, obrigatório para todos os imóveis rurais, que tem por finalidade integrar as informações ambientais referentes à situação das Áreas de Preservação Permanente (APPs), das áreas de Reserva Legal, das florestas e dos remanescentes de vegetação nativa, das Áreas de Uso Restrito e das áreas consolidadas das propriedades e posses rurais do país. Para o envio de informações para o CAR, é utilizado um sistema semelhante ao da declaração de imposto de renda, onde o produtor baixa no computador um programa, desenha os mapas da propriedade em foto de satélite, informa os dados e envia para o sistema. A expectativa é de que sejam feitos mais de 450 mil cadastros no Estado. Mais informações podem ser obtidas no site: www.car.gov.br