Farsul

Seminário Interagro busca aproximar produtores de mercados internacionais na 40ª Expointer

Seminário Interagro busca aproximar produtores de mercados internacionais na 40ª Expointer




A Interagro ? Rede Agropecuária de Comércio Exterior ? realizou um seminário nesta terça-feira, 29/08, durante a 40ª Expointer, em Esteio, no Rio Grande do Sul, para incentivar a aproximação entre produtores rurais com a pauta da exportação. O evento, realizado pela CNA e Apex Brasil, contou com apoio da Farsul e do Sistema Fecomércio RS. O objetivo do encontro, que contou com palestras e painéis de discussão, foi apresentar aos participantes da feira agropecuária de caráter internacional as vantagens de investir em exportação, os caminhos para aproveitar o potencial de mercados internacionais e os desafios em termos de logística para inserir os produtos brasileiros a preços competitivos no exterior. A superintendente de Relações Internacionais da CNA, Ligia Dutra, destacou que o Brasil tem um bom potencial de diversificação nos produtos do agronegócio, já que, apesar de ser um reconhecido exportador de alimentos, a maioria das exportações ficam restritas a uma cesta de dez produtos. A superintendente adiantou que o acesso a mercados alternativos, uma solução para equilibrar problemas de excesso de oferta que causam queda nos preços pagos ao agricultor, está ao alcance dos produtores. ?Queremos que o produtor rural seja o porta-voz dos seus próprios interesses. Para que possa produzir e exportar, o produtor deve conhecer o comprador e as exigências do mercado consumidor para quem ele pretende vender. Esse conhecimento é necessário para ajustar todo o processo, que começa antes mesmo da compra das sementes?, avisa Ligia. O vice-presidente da Farsul, Gedeão Pereira, reiterou o potencial do Brasil para se firmar como principal fornecedor de alimentos do mundo nos próximos 30 anos, usando como comparação o continente africano que, apesar de vastas terras agriculturáveis e proximidade com os continentes africano e asiático, enfrenta instabilidade política constante que ameaça a manutenção da propriedade privada na maioria dos países que fazem parte da África subsaariana. ?Nós temos a obrigação de entender e discutir mercados internacionais. É na América do Sul que está o principal potencial de expansão da exportação de alimentos. O Brasil já comercializa para mais de 170 países, o que significa que somos muito cobrados lá fora. Eventos como esse são fundamentais para identificarmos os problemas e os gargalos que temos à exportação no Brasil?, afirma Gedeão Pereira. O representante da Apex Brasil, Tiago Terra, apresentou a agência e os principais programas voltados à agropecuária. Terra ressaltou a importância do agronegócio na balança comercial do Brasil, que representa mais de 40% das exportações do país e apontou as vantagens de investir em exportação. ?Quem exporta tem ganhos em termos de diversificação de mercados, alternativas em tempos de crise e as adequações às normas de outros países traz ganhos ao mercado interno?, aponta Terra. Na sequência, painéis apresentados pelo engenheiro Daniel Lena Souto e pelo diretor de Promoção de Investimentos Estrangeiros e Cooperação Internacional do Ministério da Agricultura, Evaldo da Silva Júnior, motivaram um debate mediado pelo vice-presidente da Fecomércio, Arno Gleisner, sobre os gargalos em termos de logística e infraestrutura, que dificultam e encarecem o acesso aos mercados internacionais. Questionado sobre como enfrentar as necessidades de expansão das ferrovias e hidrovias em um cenário de crise econômica, o representante do MAPA apontou a possibilidade de ingresso de investimentos estrangeiros, que já contaria com manifestações de interesse.