Farsul

Farsul sugere doação de trigo gaúcho para os haitianos

Farsul sugere doação de trigo gaúcho para os haitianos


O presidente da Farsul, Carlos Sperotto, enviou ofício ao Ministro da Agricultura, nesta sexta-feira (15.01), sugerindo que o governo adquira trigo estocado no RS para distribuir aos atingidos pelo terremoto no Haiti por entender que a distribuição de alimento é mais importante que dinheiro neste momento.A seguir reproduzimos o documento:


Porto Alegre, 15 de janeiro de 2.010.

Exmo. Sr.
REINHOLD STEPHANES
DD. Ministro de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento
Brasília (DF)

Senhor Ministro:

Em nome desta Casa de Produtores Rurais aceite, de início, os nossos cumprimentos pelo gesto solidário e imediato com o povo da República do Haiti, surpreendida com a ocorrência de terremoto que ceifou a vida de milhares de pessoas, destruiu prédios, deixandosobreviventes à deriva de seus destinos.

Esse episódio quecomoveu o mundo faz com que as Nações se irmanem nessa ajuda coletiva para reconstruir o Haiti. E o Brasil, através de seus porta-vozes de Governo anunciou o socorro através de auxílio financeiro.

Contudo, com a franqueza e costumeira sinceridade, permitimo-nos sugerir a V.Exa. que a ajuda poderia se materializar pela doação de alimentos, visto atender emergencialmente e com rapidez necessidades prementes, como a fome. Vamos dar-lhes o que nos sobra. Sem entraves burocráticos, com a certeza do cumprimento da rota, de saída e da chegada ao destinatário certo!

Nessa linha, de destacar a propósito, que dispomos em estoque de 2009 - 300.000 toneladas de trigo e este ano beira a 1 milhão, ocupando espaços de armazenamento. Em resumo: os excedentes que o Governo não quer, adquira-os e remeta para o Haiti.

De gizar, por fim, que concordamos com o apoio aos necessitados, entendendo, entretanto, que nossos irmãos necessitam, neste momento, mais comida do que dinheiro.

Atenciosamente,
CARLOS RIVACI SPEROTTO,
Presidente.