Farsul

Expointer é aberta com discurso de entusiasmo pela relevância do campo no Brasil

Expointer é aberta com discurso de entusiasmo pela relevância do campo no Brasil




O clima da cerimônia de abertura da 41a Expointer foi de grande interação entre todas as instituições responsáveis pela realização do evento. Em sua primeira participação como presidente do Sistema Farsul no ato de inauguração, Gedeão Pereira homenageou Carlos Sperotto e reiterou a continuidade da defesa das três bandeiras içadas pelo presidente da casa por mais de 20 anos: a defesa do uso da transgenia nas lavouras, a busca de soluções para o endividamento rural e a defesa do direito à propriedade.
Para o presidente do Sistema Farsul, esta é a Expointer da expectativa, em referência ao cenário cambial vivido pelo país e agravado nesta última semana, levando o dólar a atingir o patamar dos R$ 4,10. "Teremos uma safra a seguir, mas não sabemos qual será o custo de produção, tampouco como estará o dólar na hora de vender os grãos", afirmou. Gedeão falou que a única certeza do momento é que "teremos uma grande Expointer, com mais uma oportunidade de mostrar à população o tamanho do campo brasileiro." Ele destacou que o slogan deste ano "A força que vem da terra" representa o motor da economia do país.
O secretário da Agricultura, Odacir Klein, afirmou que a feira contou com importante apoio das entidades promotoras. Klein observou a intenção do produtor rural que faz negócios na feira olhando para o futuro. O secretário também homenageou Sperotto, "que vive a cada resultado positivo de sua luta pelo agronegócio."
A cerimônia foi palco da entrega da medalha Assis Brasil ao produtor rural Vasco da Costa Gama, ao advogado Ricardo Barbosa Alfonsin, e ao presidente da Fundesam, Rogério Kerber. Ao final, o governador José Ivo Sartori ressaltou o valor do produtor rural, que ama a sua terra e é um povo inovador e desbravador. O ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, representou o presidente Michel Temer na cerimônia e parabenizou todos os responsável pela organização da Expointer.
Também participaram da cerimônia o prefeito de Esteio, Leonardo Pascoal, o secretário do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, Tarcísio Minetto, ministro do Desenvolvimento Social, Alberto Beltrame, o presidente da Febrac, Leonardo Lamachia, entre outras tantas autoridades e representantes do setor produtivo.