Farsul

Carlos Sperotto recebe homenagem da Prefeitura de Esteio

Viaduto de acesso à Expointer foi nomeado em homenagem ao mais longevo presidente do Sistema Farsul


- Divulgação Farsul

Na manhã da quinta-feira (29/08), na Casa da Farsul do Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, o ex-presidente do Sistema, Carlos Rivaci Sperotto, foi homenageado com a assinatura de decreto municipal que denomina o viaduto de acesso da BR-448 como Viaduto Carlos Rivaci Sperotto.
Estiveram presentes a família de Sperotto, representada pela viúva Mariana Sperotto, e pelos filhos Carlos Eduardo e Alexandre. Leonardo Pascoal, prefeito de Esteio, Gedeão Silveira Pereira, atual Presidente do Sistema Farsul, além do Ministro de Agricultura do Uruguai, Fernando Mattos, do secretátio de Desenvolvimento Econômco, Ernani Polo, e o deputado estadual, Frederico Antunes, também participaram.
Carlos Eduardo iniciou sua fala agradecendo a homenagem, e destacou os sacrifícios feitos pelo pai em prol do trabalho pela agricultura do Rio Grande do Sul. "A dedicação do nosso pai foi quase integral. Madrugadas trabalhadas com bastante afinco, um homem íntegro, do qual temos muito orgulho de estar representando aqui", declarou.
O prefeito de Esteio, Leonardo Pascoal, relembrou os avanços no agronegócio brasileiro trazidos por Sperotto durante seu mandato na Farsul. "Não é por acaso que, a partir do advento dele à presidência da Farsul, o nosso País passou a ter protagonismo cada vez maior na produção e oferta de alimentos e segurança alimentar em todo o planeta.", pontuou Pascoal.
Gedeão, por sua vez, relembrou do período em que era Vice-Presidente de Sperotto, destacando principalmente o afinco do ex-presidente ao trabalho. "A vida dele era a Federação de Agricultura do Rio Grande do Sul, mais do que qualquer um de nós. E a Expointer era o ponto alto, era o que ele mais gostava". E completou "Já fui oposição dele em eleições, mas também fui o primeiro a manifestar total apoio após sua eleição. A Farsul é maior que nós. Nós passaremos, mas a Farsul continuará".

Quem foi Carlos Rivaci Sperotto
Carlos Rivaci Sperotto nasceu a 4 de agosto de 1938 em Palmeira das Missões, no Rio Grande do Sul. Foi presidente da Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul) desde 1997, até à sua morte em 2017, aos 79 anos. Sperotto era médico veterinário, formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul em 1962, mesmo ano em que casou com Mariana. O casal teve os filhos Carlos Eduardo, Marlova, Alexandre e Rafael.
Foi vice-presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e por três vezes presidiu o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Estado (Sebrae-RS). Liderança reconhecida nacionalmente, tem na luta pela regulamentação do plantio de soja transgênica e negociações com Brasília para repactuar dívidas de produtores e pela securitização, alguns exemplos do seu trabalho à frente da Federação.
Outros destaques de sua trajetória foram a criação do Programa Nacional de Tipificação de Carcaças Ovinas, fundação e presidência da Federação Brasileira de Criadores de Ovinos Carne (Febrocarne), presidência da Associação Brasileira de Criadores de Texel (Brastexel), conselheiro da Cotrijuí e diretor dos sindicatos rurais de Santo Augusto e Ijuí.
Era também representante da CNA na Federações das Associações Rurais do Mercosul, conhecida como Grupo Farm, e membro de diversos grupos técnicos e setoriais ligados à agropecuária.