CNA

Prêmio CNA Brasil Artesanal divulga finalistas do concurso

Relação dos classificados está disponível no site da CNA Brasil


- Divulgação

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil divulgou a relação dos dez finalistas do Prêmio CNA Brasil Artesanal Cerveja. Eles foram escolhidos após a etapa de júri técnico, que avaliou mais de 150 amostras, e serão avaliados no júri popular no dia 25 de outubro, em Brasília (DF).

O objetivo do concurso é valorizar os pequenos e médios produtores do setor cervejeiro nacional, com foco na profissionalização da atividade e na agregação de valor ao produto. Os dez classificados são do Distrito Federal, Bahia, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul e São Paulo.

Clique aqui e conheça os selecionados.

O concurso vai premiar cinco cervejas nas categorias Ale (alta fermentação) e outras cinco na Lager (baixa fermentação). Cada produtor poderá inscrever dois rótulos, um em cada categoria. A premiação é voltada para quem tem produção anual total de até cinco milhões de litros.

A assessora técnica da CNA e organizadora do concurso, Fernanda Regina Silva, destaca a alta qualidade dos produtos selecionados. "Reunimos, durante dois dias, dez especialistas do setor cervejeiro, altamente qualificados, que analisaram com critérios técnicos internacionais os mais de 150 produtos inscritos para chegarem à escolha das dez melhores. Mas todos os inscritos vão receber uma análise técnica das amostras avaliadas", afirma.

As dez cervejas selecionadas, cinco em cada categoria, seguem agora para a avaliação do público em geral no dia 25 de outubro, no espaço gastronômico Mané Mercado, em Brasília (DF). A degustação será realizada a partir da 18h . Os produtos não serão identificados para a degustação e os consumidores farão a avaliação sensorial em um tablet disponibilizado pela CNA.

Segundo Fernanda, esse é o grande diferencial do concurso. "Além de uma avaliação técnica, entendemos que o objetivo de todo produto é alcançar mercado e chegar até ao consumidor final. Quando levamos o produto para um júri popular estamos divulgando para os consumidores os produtos artesanais e tradicionais e ampliando o mercado da marca", explica.

O prêmio é realizado pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) em parceria com o Sebrae, Associação Brasileira da Cerveja Artesanal (Abracerva), Sindicato Nacional da Indústria da Cerveja (Sindicerv) e Papo de Sommeliere.

Artesanais e Tradicionais - O concurso é uma iniciativa do Programa Nacional de Alimentos Artesanais e Tradicionais da CNA. O objetivo é valorizar os pequenos e médios produtores, com foco na profissionalização da atividade e na agregação de valor dos alimentos que produzem.

O Prêmio CNA Brasil Artesanal é realizado desde 2019. Já foram realizados concursos para produtores de chocolates, queijos, salames, cachaças, charcutaria, azeites e vinhos, cafés especiais e mel.