Senar-RS

Programa Saúde Preventiva do Homem e da Mulher Rural em Jaboticaba e Ibirubá

Programa do Senar já atendeu centenas de produtores rurais


- Divulgação Senar-RS -Imprensa

Dezenas de produtores rurais participaram no dia 27.11  do Programa Saúde Preventiva do Homem e da Mulher Rural,  em Jaboticaba. A iniciativa é resultado da parceria dos sindicatos rurais de Palmeira das Missões e de Ibirubá  com apoio das prefeituras.

 Em Ibirubá o evento  acontece em 29.11. e o  dia será dedicado a  prevenção de doenças como o câncer de próstata, nos homens, e câncer de colo de útero e mama, nas mulheres. A programação prevê palestras de conscientização sobre as três doenças e realização de exames preventivos.

 Em Jaboticaba, também foi abordado o tema qualidade de vida. A ação ocorreu na Praça Central  e os exames de papanicolau (para prevenção do colo de útero),  foram realizados no Centro de Atendimento à Saúde do Município, próximo à área do evento.  Já  os testes de PSA (para câncer de próstata) foram  feitos na Unidade Móvel do Senar-RS.

 Em Ibirubá, os exames papanicolau e mamografias serão agendadas e os exames de PSI serão feitos na unidade móvel do Senar. Além das palestras sobre os cânceres de colo de útero, mama e próstata, será abordada também a prevenção de acidentes, em uma atividade ministrada pelo Corpo de Bombeiros, e o tema saúde mental.

 O evento tem como público-alvo as famílias dos trabalhadores rurais,  foi montada uma  praça de diversão para as crianças, com brinquedos infláveis. As atividades incluem, ainda, almoço gratuito e realização de outros testes rápidos como os de HIV, sífilis, hebatite B e C.

 Com as ações em Jaboticaba e Ibirubá, o Senar-RS encerra o ano com a promoção de seis eventos do Programa Saúde Preventiva do Homem e da Mulher Rural, todas com palestras, ações de conscientização e realização de exames. As anteriores ocorreram em Candelária, Ijuí, Santana do Livramento e Pelotas e, ao todo, contaram com a participação de cerca de 900 pessoas, com a realização de 640 exames. "Nossa recepção nos municípios é excelente e ainda há uma considerável demanda. Por mais que as pessoas estejam bem assistidas pelo município e Estado, ainda há carência de exames. A proposta do Senar, que sempre conta com apoio de prefeituras e sindicatos, têm tido resultados muito positivos, principalmente entre o público masculino, que não realiza exames com tanta frequência quanto o feminino", avalia Sandra. Até agora, foram feitos 325 exames de PSA nos homens e 315 papanicolau nas mulheres.

 Sandra detalha que as palestras são o momento de sensibilização para a importância dos cuidados com a saúde. "A mulher já tem essa assistência, ela procura fazer seus exames preventivos. O homem precisa ser motivado para isso. E pelos números do programa, vemos que a iniciativa do Senar-RS vem dando resultado", acrescenta, adiantando que já há demanda para 2020 e que o projeto continuará.

 Os trabalhadores rurais interessados em participar dos eventos podem se informar das nos sindicatos rurais de suas cidades.