HOME
  A FARSUL
  DIRETORIA
  INFORME FARSUL
  JORNAL SUL RURAL
  SINDICATOS
  COMISSÕES
  ASS.CRIADORES
  ASS.ECONÔMICA
  DEPTO.SINDICAL
  DEPTO.JURIDICO
  ESTATUTO
  DOWNLOADS
 



 
CNA recebe representantes de agricultura do Brics
18/07/2019 - 12:00:00
 
O presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), João Martins, reuniu-se com representantes estrangeiros dos ministérios da Agricultura dos Brics, bloco formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, na quarta (17), na sede da CNA, em Brasília.
O encontro faz parte da agenda preparatória para a 9º Reunião de Ministros de Agricultura dos Brics, que acontece no dia 25 de setembro, em Bonito (MS).
O encontro teve a presença dos secretários Orlando Leite Ribeiro (Comércio e Relações Internacionais) e Fernando Camargo (Inovação, Desenvolvimento Rural e Irrigação), ambos do Ministério da Agricultura, além de representantes do Ministério das Relações Exteriores.
“Nós trabalhamos para que os produtores rurais brasileiros tenham a oportunidade de exportar e colocar lá fora o que produzem aqui dentro”, disse o presidente da CNA, João Martins, na abertura do encontro.
Os participantes conheceram a estrutura do Sistema CNA/Senar e receberam informações sobre as exportações do agronegócio brasileiro. Hoje, 7,4% dos produtos agropecuários exportados são originários do Brasil.
“Vamos continuar crescendo e temos necessidade de abrir e ampliar mercados pelo mundo afora. Dos quatro países que estiveram aqui hoje, a China e a Rússia já são grandes clientes do Brasil. Essa visita mostra a importância do nosso Sistema para o agro”, afirmou o presidente do Ssitema Farsul e diretor de Relações Internacionais da CNA, Gedeão Pereira.
Segundo a superintendente de Relações Internacionais da CNA, Lígia Dutra, os cinco países do bloco representam 40% da população mundial e mais de 20% de todas as exportações agrícolas mundiais.
Evolução – A comitiva também assistiu a uma palestra sobre a evolução do sistema produtivo brasileiro e as principais tecnologias que levaram o País a aumentar a sua produção em 400% nas últimas décadas.
“O papel fundamental dos produtores brasileiros é mostrar como nós fazemos a agricultura aqui para aproximar esses grandes mercados que são compradores do nosso agro e mostrar para eles os nossos números, a sustentabilidade e a vocação rural que o Brasil tem”, declarou Lígia Dutra.
Para o secretário de Comércio e Relações Internacionais do Mapa, Orlando Ribeiro, os Brics reúnem países heterogêneos em agricultura, que são importadores e exportadores de alimentos.
“O denominador comum é o uso da ciência e da inovação, temas que nós tratamos aqui. A CNA é a casa do agronegócio brasileiro e é importante que eles conheçam a estrutura de apoio que os nossos produtores rurais têm”, ressaltou.
O evento também contou com a presença dos vice-presidentes da CNA, José Mário Schreiner e Mário Borba, e do diretor-geral do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Daniel Carrara.

 
Fonte: Assessoria de Comunicação CNA
 
Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul
Praça Prof. Saint Pastous, 125
Fone: 51 3214.4400 - Fax: 51 3221.9113
E-mail: fars[email protected]
Caixa Postal 1.114 - Cep 90.050-390
Porto Alegre - RS