HOME
  A FARSUL
  DIRETORIA
  INFORME FARSUL
  JORNAL SUL RURAL
  SINDICATOS
  COMISSÕES
  ASS.CRIADORES
  ASS.ECONÔMICA
  DEPTO.SINDICAL
  DEPTO.JURIDICO
  ESTATUTO
  DOWNLOADS
 



 
Cadeia láctea é tema de importantes encontros na Farsul
26/06/2019 - 17:00:00
 
Reinstalação da Comissão do Leite da Farsul, definição de preços do Conseleite e o desenvolvimento da cadeia da região sul, proposto pela Aliança Láctea Sul Brasileira, pautaram três reuniões realizadas na terça e quarta-feira (25 e 26/6), na sede da Farsul. A estrutura da cadeia, investimento para o setor e Instruções Normativas foram debatidos por produtores, indústrias, cooperativas e governo durante os encontros.
O processo de reestruturação e reativação de comissões da Farsul chegou ao setor lácteo. Na tarde da terça-feira, representantes de sindicatos rurais oficializaram a retomada da Comissão do Leite da Farsul e indicaram Leonel da Fonseca, do Sindicato Rural de Pelotas, para a coordenação. Para ele, a primeira ação passa pelo aumento do número de integrantes de outros sindicatos que tenham ligação com a produção leiteira. “Nós precisamos, como comissão, reativar efetivamente essa parceria Farsul e demais sindicatos na área do leite. Colocá-la, efetivamente, na ativa com produtores que vistam a camiseta. Temos que ter gente que viva o dia a dia de uma propriedade e que o principal negócio seja leite”, comenta. O subcoordenador é Sérgio Munari, do Sindicato Rural do Vale do Paranhana.
Este primeiro encontro serviu para a apresentação do funcionamento das comissões. Ficou decidido entre os participantes que as primeiras ações serão voltadas para a destinação dos impostos pagos pelos produtores e os investimentos dos recursos do Fundoleite. O metodologia para o cálculo preço referência feito pelo Conseleite também estará em debate. “Nós vamos agregar outros sindicatos. Aliás, todos estão convidados para que indiquem seus representantes para ter uma representatividade melhor da cadeia leite no estado. Em um primeiro momento, partimos de alguns questionamentos da metodologia do Conseleite para tentar ter mais transparência para que todos os produtores entendam”, explica Fonseca. 
Os encontros serão mensais, nas mesmas datas das reuniões do Conseleite, como aconteceu na terça-feira, quando o conselho esteve reunido pela manhã, quando divulgou o valor de referência projetado para junho de R$ 1,1297 o litro, valor 4,14% menor do que o consolidado de maio, que fechou em R$ 1,1784. Conforme o professor da UPF Eduardo Finamore, o resultado reflete queda do leite UHT (-3,27%), do leite em pó (-1,16%) e do queijo mussarela (-4,57%) no mês.
Já na quarta-feira, a Aliança Láctea Sul Brasileira debateu ao longo do dia os problemas comuns nos três estados do sul. A abertura foi feita pelo diretor financeiro da Farsul, José Alcindo de Souza Ávila, que durante sua saudação lembrou da visita que o presidente do Sistema Farsul, Gedeão Pereira, fez à China como integrante da comitiva organizada pelo Ministério da Agricultura, onde pode conhecer o potencial de negócios com o país asiático e a necessidade de desenvolver a cadeia para torná-la competitiva internacionalmente. Sobre esse cenário, Leonel Fonseca avalia o encontro muito proveitoso. “Nós, produtores, indústria e cooperativas estamos todos no mesmo barco. As Instruções Normativas, por exemplo, já estão implantadas, não tem como voltar atrás, mas precisam de ajustes, as contas não fecham. É muito fácil no papel, na prática é outra coisa”, conclui. O vice-presidente da Farsul, Elmar Konrad, esteve presente no encontro.

 
Clique aqui para ver fotos da noticia.
 
Fonte: Imprensa Sistema Farsul
 
Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul
Praça Prof. Saint Pastous, 125
Fone: 51 3214.4400 - Fax: 51 3221.9113
E-mail: farsul@farsul.org.br
Caixa Postal 1.114 - Cep 90.050-390
Porto Alegre - RS