HOME
  A FARSUL
  DIRETORIA
  INFORME FARSUL
  JORNAL SUL RURAL
  SINDICATOS
  COMISSÕES
  ASS.CRIADORES
  ASS.ECONÔMICA
  DEPTO.SINDICAL
  DEPTO.JURIDICO
  ESTATUTO
  DOWNLOADS
 



 
Painel promove diálogo e troca de experiências na COP24
12/12/2018 - 18:00:00
 
Representantes de produtores rurais do Brasil, Nova Zelândia, Argentina e Estados Unidos debateram na quarta (12) o papel do setor agropecuário no cumprimento das contribuições nacionalmente determinadas (NDC’s) previstas no Acordo de Paris para redução das emissões de gases de efeito estufa.

O evento aconteceu durante painel promovido pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP24) em Katowice, na Polônia.

“Para nós foi muito importante esse diálogo porque interagimos e trocamos experiências enquanto representantes do setor produtivo agropecuário organizado”, afirmou o presidente da Comissão Nacional de Meio Ambiente da CNA, Muni Lourenço. “É necessário valorizar o intercâmbio de soluções diante do desafio da sustentabilidade”, reforçou.


Na avaliação de Katie Milne, presidente da Federação de Produtores da Nova Zelândia, há similaridade nas formas de produção entre os dois países que poderiam ser compartilhadas por meio do intercâmbio, não apenas de práticas, mas também intercâmbio de pesquisa. Para ela, a pesquisa mostraria os números e a realidade do setor nos dois países.

Já Martin Fraguio, fundador do Grupo de Países Produtores do Sul (GPS), destacou a importância do cumprimento das NDCs para suprir a necessidade de segurança alimentar e para se ter uma produção sustentável que atenda o comércio mundial de alimentos.

Palestrantes na COP24
O debate também recebeu a representante da World Farmer´s Organization (WFO), Luísa Volpe, entidade que representa produtores rurais de 67 países e fica sediada em Roma, na Itália.

Muni Lourenço ressaltou que todas as ações que estão sendo realizadas pelo Sistema CNA/Senar como capacitação e assistência técnica estão superando os compromissos antes mesmo do prazo estipulado.

“Isso mostra claramente que o País conseguiu, graças aos avanços tecnológicos e aos investimentos do produtor rural, tornar a agropecuária brasileira verticalizada e poupadora de áreas nativas.”

O painel reuniu mais de 50 pessoas no estande do Brasil na COP. Segundo a assessora técnica da Superintendência de Relações Internacionais da CNA, Bárbara Lopes, os palestrantes agradeceram a oportunidade que a Confederação proporcionou ao abrir o diálogo.

“Todos elogiaram bastante os materiais que trouxemos e ficaram fascinados com o trabalho que o Senar faz, além dos números que foram apresentados. Segundo eles, esses números devem ser divulgados nas mais variadas agendas internacionais para mostrar como a agropecuária brasileira é sustentável.”

A CNA também debateu o tema consolidação da agricultura sustentável no Brasil que reuniu representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e Rede Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF).

Assessoria de Comunicação CNA/SENAR
Telefone: (61) 2109 1419
cnabrasil.org.br
senar.org.br
facebook.com/SENARBrasil
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
https://www.flickr.com/photos/...
 
Fonte: Assessoria de Comunicação CNA/Senar
 
Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul
Praça Prof. Saint Pastous, 125
Fone: 51 3214.4400 - Fax: 51 3221.9113
E-mail: farsul@farsul.org.br
Caixa Postal 1.114 - Cep 90.050-390
Porto Alegre - RS