HOME
  A FARSUL
  DIRETORIA
  INFORME FARSUL
  JORNAL SUL RURAL
  SINDICATOS
  COMISSÕES
  ASS.CRIADORES
  ASS.ECONÔMICA
  DEPTO.SINDICAL
  DEPTO.JURIDICO
  ESTATUTO
  DOWNLOADS
 



 
CNA realiza seminário sobre potencial e desafios de Programas de Certificação na 41ª Expointer
27/08/2018 - 17:30:00
 
A qualidade da carne já está atestada: o próximo passo é que ela seja conhecida do público. Melhorar a comunicação entre o campo e a cidade foi um dos principais tópicos em debate entre representantes da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Instituto CNA (ICNA) e as Associações de raças que possuem programas de certificação registrados na Plataforma de Qualidade. O encontro ocorreu na 41ª Expointer, no auditório da Farsul, e discutiu as potencialidades e os desafios dos protocolos de certificação.

O processo de certificação de raças é uma iniciativa gerida pela Confederação de Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), com anuência do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), órgão responsável pela auditoria dos programas de qualidade. Atualmente, estão em execução os programas das raças Angus, Devon, Hereford, Charolês e Wagyu.

O secretário executivo do Instituto CNA e diretor geral da Faculdade CNA, André Sanches, ressaltou as iniciativas para usar as plataformas tradicionais e digitais da Confederação para dar visibilidade às vantagens do programa: “temos que fazer este esforço, mas o produtor também tem que ser um parceiro neste sentido de divulgar a certificação. Todos os elos da cadeia precisam difundir as qualidades da carne com selo de qualidade”. Na Expointer, o público pode não apenas conhecer, bem como experimentar o diferencial das carnes com selo de certificação na Vitrine da Carne - iniciativa da Farsul, através do programa Juntos para Competir - parceria entre Farsul, Senar-RS e Sebrae/RS. A série de workshops é realizada diariamente no no Espaço do Salão do Empreendedor e conta com demonstração de desossa e preparo de carne de diversas associações.

O presidente do Sistema Farsul, Gedeão Pereira, destacou a relevância do sul do país no processo de qualificação do rebanho brasileiro. Segundo ele, existe a necessidade de elevar a posição do Brasil à condição de produtor de carne com qualidade gourmet – atualmente o país ainda é tido como exportação de carne de qualidade culinária.

O coordenador de Rastreabilidade do ICNA, Paulo Costa, abordou ainda questões de viabilidade econômica dos programas. Entre os tópicos, estão estratégias para a integração de dados, adequação de memoriais descritivos e sugestão de alternativas para otimização dos processos de auditoria.
 
Clique aqui para ver fotos da noticia.
 
Fonte: Imprensa Sistema Farsul
 
Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul
Praça Prof. Saint Pastous, 125
Fone: 51 3214.4400 - Fax: 51 3221.9113
E-mail: farsul@farsul.org.br
Caixa Postal 1.114 - Cep 90.050-390
Porto Alegre - RS