HOME
  A FARSUL
  DIRETORIA
  INFORME FARSUL
  JORNAL SUL RURAL
  SINDICATOS
  COMISSÕES
  ASS.CRIADORES
  ASS.ECONÔMICA
  DEPTO.SINDICAL
  DEPTO.JURIDICO
  ESTATUTO
  DOWNLOADS
 



 
Apresentações da Vitrine da Carne Gaúcha iniciam no fim de semana
26/08/2018 - 13:00:00
 
Desde a manhã de sábado estão acontecendo as sessões da Vitrine da Carne Gaúcha na Expointer. Iniciativa da Farsul, através do programa Juntos para Competir - parceria entre Farsul, Senar-RS e Sebrae/RS - mostra aos visitantes da feira a desossa de uma carcaça, seus cortes, como identificar uma carne de qualidade, dicas de preparo e degustação. 
Na primeira sessão deste domingo, o público pôde acompanhar, no Espaço do Salão do Empreendedor, a desossa de uma carcaça hereford conduzida pelo especialista de cortes de carne Marcelo Bolinha e pela representante técnica da Associação Brasileira de Criadores de Hereford e Braford, Fabiana Freitas. Fabiana apresentou o Selo Carne Certificada Hereford, que atesta todas as qualidades inerentes às raças hereford como sabor, suculência e maciez. 
Na medida em que fazia os cortes, Bolinha destacava elementos que caracterizavam a carne apresentada de qualidade de excelência, como o marmoreio, a camada de gordura, a cor e o aroma. Ele frisou a importância de manter a gordura na carne para que fique ainda mais saborosa.
A carcaça desossada pertencia à Estância Santa Maria, do produtor Gedeão Pereira, com dois anos e 272 quilos. O animal foi suplementado com milho no verão e terminado em pastagem de azevém. Gedeão falou para os presentes sobre o seu sistema de produção da pecuária, com cuidados de criação e alimentação que sistematize abate aos dois anos de idade e repetição anual de cria das reprodutoras. Ele ressaltou que aquela carcaça desossada representa a vocação do RS para atender um mercado gourmet, diferentemente de outras regiões do País. “Além dos cuidados com o sistema produtivo, o nosso estado se diferencia por ter clima temperado e a possibilidade de criar as raças britânicas, como hereford, angus e devon”, disse.
E a prova foi dada na panela. À medida que Bolinha fazia os cortes, os passava para o chef de cozinha Márcio Ávila, que na hora fez pratos deliciosos com as carnes que foram degustados pela plateia. O evento contou com a participação do presidente da Associação Brasileira de Criadores de Hereford e Braford, Luciano Dorneles de Dornelles, do superintendente do Senar-RS, Gilmar Tietböhl, e do presidente da Federação da Agricultura do Ceará, Flavio Saboia.
Sobre a Vitrine da Carne Gaúcha
A Vitrine da Carne valoriza a produção agropecuária gaúcha e, há 11 edições, vem apresentando ao público gaúcho cortes que hoje já se encontram em boutiques de carne, como a picanha ovina ou suína, o carré francês e o T-Bone. O evento ainda tem estimulado a certificação das raças ao incentivar o consumidor a se informar sobre aspectos como a procedência da carne e os selos de qualidade que garantem a observação de rígidos critérios, estabelecidos pelas associações com aval do MAPA. A iniciativa de levar conhecimento ao consumidor e assim permitir a criação de um mercado premium, que valoriza o trabalho dos pecuaristas gaúchos  
São quatro seções diárias com carcaças disponibilizadas pela Alianza del Pastizal e pelas Associações de Criadores de Ovinos (ARCO), Suínos (ACSURS), Angus, Devon (ABCD), Hereford e Braford (ABHB) e Zebus (ABCZ). Há um monitor que traz mais informações sobre o trabalho destas associações em benefício da produção de carne no Rio Grande do Sul.


 
Clique aqui para ver fotos da noticia.
 
Fonte: Imprensa Sistema Farsul
 
Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul
Praça Prof. Saint Pastous, 125
Fone: 51 3214.4400 - Fax: 51 3221.9113
E-mail: farsul@farsul.org.br
Caixa Postal 1.114 - Cep 90.050-390
Porto Alegre - RS