HOME
  A FARSUL
  DIRETORIA
  INFORME FARSUL
  JORNAL SUL RURAL
  SINDICATOS
  COMISSÕES
  ASS.CRIADORES
  ASS.ECONÔMICA
  DEPTO.SINDICAL
  DEPTO.JURIDICO
  ESTATUTO
  DOWNLOADS
 



 
Aliança Láctea Sul Brasileira quer ampliar exportações do setor
10/05/2018 - 15:00:00
 
A Aliança Láctea Sul Brasileira esteve reunida nesta semana para apresentação de um plano de ampliação da competitividade do setor lácteo do país. A iniciativa trabalha com a meta de que o Brasil passe a exportar 5% do volume produzido. A Farsul foi representada pelo presidente da Comissão do Leite, Jorge Rodrigues, no encontro que aconteceu em Chapecó (SC). O projeto recebeu endosso da CNA que se comprometeu a tratar o tema como prioridade.
Para Rodrigues, é necessário ter um programa de qualidade que possa ser auditado pelos compradores para comprovar que o que foi proposto está sendo cumprido. “O primeiro passo, de principal importância, é consolidarmos uma normatização com relação a qualidade, que seja exequível, e pararmos de inventar algumas coisas, como tem sido feito.  Temos que fazer aquilo que podemos e não precisamos ser melhor que outros países importantes, que tem mercados já consolidados, como EUA”, avalia.
Entre os temas tratados no encontro, dois receberam especial atenção. O primeiro foi a Portaria 3839 que trata da consulta pública e alterações na Normativa 62. Conforme Rodrigues, o mais importante “foi a consolidação da posição que já vínhamos defendendo na Aliança Láctea de mantermos os níveis atuais e não aumentando as exigências, como está na proposta.  Atendemos a realidade da execução, que realmente possa cumprir e ser auditada”, explica.
O segundo é a questão do alinhamento dos três estados do sul em relação a defesa sanitária, em especial o combate e controle da brucelose e tuberculose, considerado importantíssimo pelo dirigente. “Já vínhamos tratando isso, o Rio Grande do Sul inclusive está um passo à frente. Já temos encaminhando no nosso estado programas e ações bastante importantes nessa questão. A consolidação dessa posição pela Aliança Láctea busca um nível equiparado na defesa sanitária”, conclui Rodrigues.

 
Fonte: Imprensa Sistema Farsul
 
Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul
Praça Prof. Saint Pastous, 125
Fone: 51 3214.4400 - Fax: 51 3221.9113
E-mail: farsul@farsul.org.br
Caixa Postal 1.114 - Cep 90.050-390
Porto Alegre - RS