HOME
  A FARSUL
  DIRETORIA
  INFORME FARSUL
  JORNAL SUL RURAL
  SINDICATOS
  COMISSÕES
  ASS.CRIADORES
  ASS.ECONÔMICA
  DEPTO.SINDICAL
  DEPTO.JURIDICO
  ESTATUTO
  DOWNLOADS
  LICITAÇÕES
 



 
Farsul recebe reunião sobre fortalecimento da rede de energia no meio rural
09/11/2017 - 12:00:00
 
Reunião na Farsul com representantes da Federação e dos conselhos de Consumidores da RGE e CEEE, Famurs e Secretaria de Minas e Energia discutiu formas de levar energia em rede trifásica para o meio rural. Houve uma apresentação do programa Energia para Todos, por parte do diretor de Planejamento e Programas da Secretaria de Minas e Energia, José Francisco Pereira Braga, que traçou um panorama da situação do fornecimento de energia do Estado. O Rio Grande do Sul tem quase 500 mil consumidores rurais e as redes elétricas que atendem a estes clientes somam 161,5 mil quilômetros, mas 64% destas são monofásicas ou bifásicas, o que significa que estas propriedades são atendidas por luz elétrica, mas não dispõem de energia com estabilidade suficiente para operar o maquinário requerido por diversas atividades produtivas.
A implantação da rede trifásica é importante por permitir o uso de equipamentos tais como estufas, resfriadores, pivôs de irrigação e diversos outros maquinários que são usados na produção de leite, aves e suínos e cultivo de grãos, como o arroz. O diretor da Farsul Fábio Avancini Rodrigues reitera a importância de ampliar a capacidade energética do interior do Estado: “os equipamentos de hoje necessitam de uma carga para funcionar que não é sustentada pelo modelo monofásico. Esta é uma questão estratégica para o desenvolvimento do Estado, já que energia é um dos mais importantes insumos de produção”, avalia.
O vice-presidente do Conselho de Consumidores da RGE-Norte, João Picoli, expôs o plano para fortalecer e expandir a rede no interior do Estado, com custo estimado em R$ 1,6 bilhão, que levaria a rede trifásica para todo o Estado. A intenção é compartilhar o plano com entidades representativas de diversos setores produtivos no Rio Grande do Sul, já que a migração para um sistema trifásico qualificaria a produção rural e aumentaria a produtividade do setor, com reflexos econômicos em toda a cadeia produtiva. A reunião aconteceu no dia 08 de novembro, na sede da Farsul.
 
Clique aqui para ver fotos da noticia.
 
Fonte: Imprensa Sistema Farsul
 
Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul
Praça Prof. Saint Pastous, 125
Fone: 51 3214.4400 - Fax: 51 3221.9113
E-mail: farsul@farsul.org.br
Caixa Postal 1.114 - Cep 90.050-390
Porto Alegre - RS