HOME
  A FARSUL
  DIRETORIA
  INFORME FARSUL
  JORNAL SUL RURAL
  SINDICATOS
  COMISSÕES
  ASS.CRIADORES
  ASS.ECONÔMICA
  DEPTO.SINDICAL
  DEPTO.JURIDICO
  ESTATUTO
  DOWNLOADS
  LICITAÇÕES
 



 
Senar-RS investe em projeto de pesquisa aplicada e capacitação para agricultores da Serra Gaúcha
15/09/2017 - 18:00:00
 
O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Rio Grande do Sul (Senar-RS) firmou convênio com a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação (Seapi), Emater/RS-Ascar e Universidade de Caxias do Sul para a implantação do Projeto Integrado de Pesquisa Agrícola e Capacitação de Agricultores, Técnicos e Extensionistas Rurais na Serra Gaúcha. O projeto utiliza a estrutura do Centro de Pesquisa Celeste Gobbato, em Fazenda Souza, Caxias do Sul.
O convênio é fomentado pelo Senar-RS com contrapartida das outras instituições, atingindo uma soma de R$ 7 milhões ao longo de cinco anos.  Estes valores serão utilizados para adquirir estufas de alta tecnologia, instalar parreirais modelo, reformar e colocar dentro das normas vigentes a Cantina Escola e a Agroindústria para a realização de pesquisas, reformar salas de aula e montar um pequeno auditório para cursos de capacitação, realização de palestras, dias de campo e seminários.
O superintendente do Senar-RS, Gilmar Tietböhl, representou o presidente do Conselho Administrativo, Carlos Sperotto, no evento e transmitiu as palavras do dirigente que ressaltaram a relevância de continuar investindo em desenvolvimento, apesar das dificuldades em todos os setores da economia. “Estou convicto de que a sinergia deste valioso consórcio de parceiros mostrará, em pouco tempo, resultados positivos além daqueles imaginados durante os cuidadosos meses de construção deste projeto”, enfatizou, ao relembrar que os quase R$ 3 milhões de recursos aplicados no projeto pelo Senar-RS, representam recursos que têm origem na produção rural, e que retornam na forma de tecnologia, gestão e conhecimento.
O governador José Ivo Sartori reiterou a necessidade de criar parcerias para fomentar iniciativas de forma compartilhada: “Estamos confiantes que além de beneficiar o setor primário, este é um projeto que acabará por agregar outros setores, que não ficará ligado apenas ao campo. Esse convênio é uma semente, e agora ela tem que frutificar”, afirmou o governador.
O diretor do Centro de Pesquisa Celeste Gobbato, André Strassburger, apresentou brevemente os projetos a serem desenvolvidos e contabilizou que mais de 2500 pessoas devem ser positivamente afetadas pelas novas atividades a serem desenvolvidas no centro. O reitor em exercício da Universidade de Caxias do Sul, Odacir Graciolli, lembrou a dificuldade que existe para as universidades de conectarem a teoria e pesquisa que é desenvolvida em seu ambiente à prática de mercado, e reforçou a oportunidade que essa parceria tem de constituir uma ponte entre o pesquisador e o produtor rural.
O diretor técnico da Emater, Lino Moura, retomou brevemente a contribuição da Emater para o conhecimento e capacitação de produtores nos seus mais de 60 anos de existência e ressaltou que a união de forças entre instituições é fundamental em um período de escassez de recursos. A importância da convergência de instituições em torno de um mesmo objetivo também foi lembrada pelo secretário da Agricultura, Pecuária e Irrigação, Ernani Polo. Estiveram presentes ainda na assinatura o chefe da divisão técnica do Senar-RS, João Augusto Telles e o chefe da divisão de administração e finanças do Senar-RS, Valmir Susin.
 
Fonte: Imprensa Sistema Farsul
 
Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul
Praça Prof. Saint Pastous, 125
Fone: 51 3214.4400 - Fax: 51 3221.9113
E-mail: farsul@farsul.org.br
Caixa Postal 1.114 - Cep 90.050-390
Porto Alegre - RS