HOME
  A FARSUL
  DIRETORIA
  INFORME FARSUL
  JORNAL SUL RURAL
  SINDICATOS
  COMISSÕES
  ASS.CRIADORES
  ASS.ECONÔMICA
  DEPTO.SINDICAL
  DEPTO.JURIDICO
  ESTATUTO
  DOWNLOADS
  LICITAÇÕES
 



 
Desfile dos Campeões expõe qualidade genética da 40ª Expointer
01/09/2017 - 15:00:00
 
Os grandes campeões da 40ª Expointer desfilaram na manhã desta sexta-feira (01/09) na pista central do Parque de Exposições Assis Brasil. A cerimônia contou apresentação do 3º Regimento de Cavalaria de Guarda Regimento Osório, que demonstrou exercícios e saltos com cavalos. Após a apresentação e a tradicional esbarrada dos cavaleiros do Freio de Ouro, foi a vez de 112 animais entrarem pela pista. 
Segundo o presidente da Comissão de Exposições e Feiras da Farsul, Francisco Schardong, o desfile foi uma demonstração fiel do momento da pecuária gaúcha. “Vimos uma qualidade genética de fazer inveja a qualquer lugar do mundo. Mostra que o produtor está empenhado em fazer um trabalho de qualidade, apesar da crise de preços”, comentou. 
A qualidade genética exposta foi destacada por visitantes estrangeiros, como o grupo da Federação de Associações Rurais do Mercosul (FARM). O vice-presidente da Sociedade Rural Argentina, Daniel Pelegrina, ressaltou que o alto nível dos animais apresentados é positivo para a imagem de todo o Mercosul. “Exposições como essa mostra que estamos aptos a ser considerados uma alternativa importante para o fornecimento de alimentos que o mundo vai demandar, tendo em vista que, até 2050, a população mundial deve chegar a 9 bilhões de pessoas”, lembrou.
O conselheiro das Confederações Rurais Argentinas (CRA), Martin Rapetti, destacou que a feira tem o diferencial de reunir toda a cadeia produtiva, desde produtores, setores industrial e comercial, além de dar espaço a agricultura familiar. Rapetti reafirmou ainda a Expointer como um importante fórum de discussão para assuntos internacionais, como a evolução do acordo entre União Europeia e Mercosul, que tem na questão agrícola o principal entrave para a sua concretização.  
O presidente da Federação Rural do Uruguai, Jorge Riani, elogiou a evolução da infraestrutura em relação a outros anos e cumprimentou a Farsul pelos 90 anos completados neste ano, além de celebrar a criação dos 20 anos do grupo FARM.  Ressaltou a importância dos debates realizados durante a Exposição, que incluiu questões de sanidade animal, que deram ao Uruguai a oportunidade de apresentar um projeto para o combate de zoonoses que afetam os dois países.
O presidente da Associação Rural do Paraguai, Carlos Trapani, também notou uma evolução em termos de organização e estrutura da feira e elogiou a capacidade de tratar temas sérios, expor genética de qualidade e promover encontros entre diversos setores da agropecuária para a conclusão de negócios sem deixar de lado o caráter festivo, que caracteriza a Expointer.  

 
Clique aqui para ver fotos da noticia.
 
Fonte: Imprensa Sistema Farsul
 
Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul
Praça Prof. Saint Pastous, 125
Fone: 51 3214.4400 - Fax: 51 3221.9113
E-mail: farsul@farsul.org.br
Caixa Postal 1.114 - Cep 90.050-390
Porto Alegre - RS