HOME
  A FARSUL
  DIRETORIA
  INFORME FARSUL
  JORNAL SUL RURAL
  SINDICATOS
  COMISSÕES
  ASS.CRIADORES
  ASS.ECONÔMICA
  DEPTO.SINDICAL
  DEPTO.JURIDICO
  ESTATUTO
  DOWNLOADS
  LICITAÇÕES
 



 
Boas notícias para a olivicultura e o setor apícola na Expointer
31/08/2017 - 20:30:00
 
Representantes de Farsul, Senar-RS e Sebrae-RS, através do Programa Juntos para Competir, e Governo do Estado, através da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação (Seapi), assinaram protocolo de intenções nesta quinta-feira, 31 de agosto, com o objetivo de integrar esforços para o desenvolvimento do “Programa Estadual de Olivicultura – Pro-Oliva. O objetivo é ampliar a área cultivada com oliveiras, aumentar o número de empreendedores na produção de azeites e de azeitonas em conserva, contribuir para aumentar a renda obtida pelos agropecuaristas e empresários do azeite e consolidar a olivicultura no Estado do Rio Grande do Sul.

Para o presidente do Sistema Farsul e do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae-RS, Carlos Sperotto, esta união de esforços tem a intenção também de orientar o produtor que já está neste setor ou que pretende investir na plantação de olivas e produção do azeite de oliva. “A tendência é, em curto espaço de tempo, termos no Rio Grande do Sul um polo, um mercado cativo, pois apresentamos condição e disponibilidade de solo, bem como mão de obra para expandir este segmento”.

Por uma apicultura consolidada
Na ocasião também foi assinado termo de cooperação técnica com foco no setor da Apicultura. Nesta parceria se une às demais entidades a CMPC Celulose Riograndense LTDA com objetivo de apoiar a implementação e o desenvolvimento da Cadeia Apícola no RS. “Queremos ampliar a produtividade, aumentar o número de apicultores na produção de mel e outros produtos da abelha, contribuir para aumentar a renda obtida pelos apicultores, além de consolidar a setor no Estado”, explicou Sperotto, que aproveitou para falar do Salão do Empreendedor, este ano agregando as entidades ligadas à indústria e ao comércio gaúcho. “Visitem o Salão do Empreendedor no Pavilhão Internacional”.

Salão do Empreendedor
O Salão do Empreendedor é uma iniciativa da Farsul, Senar-RS e Sebrae-RS, através do programa Juntos para Competir, com parceria da Fecomércio/Senac-RS, Senai-RS e apoio da Embrapa por meio das unidades Pecuária Sul, Uva e Vinho e Clima Temperado. Nesta edição da Expointer, considerada uma das principais feiras do setor agropecuário na América Latina, o Salão do Empreendedor tem sua programação orientada a partir dos sete segmentos selecionados por seu potencial de desenvolvimento no Rio Grande do Sul: Apicultura, Horticultura, Olivicultura, Ovinocultura, Pecuária de Corte, Leite e Vitivinicultura. Neste ano, todo conteúdo, atividades e atrações interativas proporcionados pelo Salão do Empreendedor estão relacionadas à ideia de mostrar as principais cadeias produtivas do Rio Grande do Sul com a perspectiva ‘do campo à mesa’. Dessa forma, o público conseguirá perceber a conexão do que é fornecido pelos produtores rurais, passando pelos meios de processamento até a oferta ao consumidor.
Com a inclusão da Fecomércio/Senac-RS, do Senai-RS e da Embrapa (apoio) ao grupo de entidades responsáveis pela organização do espaço e das atividades, o Salão torna-se mais completo. “A grande ideia é mostrar como se faz e o que está envolvido na produção de itens do dia a dia – detalhando cuidados, técnicas e tecnologia – e, claro, além disso, gerar oportunidades de negócios”, diz o presidente do Sistema Farsul e do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae, Carlos Sperotto.
 
Clique aqui para ver fotos da noticia.
 
Fonte: Assessoria Sebrae-RS
 
Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul
Praça Prof. Saint Pastous, 125
Fone: 51 3214.4400 - Fax: 51 3221.9113
E-mail: farsul@farsul.org.br
Caixa Postal 1.114 - Cep 90.050-390
Porto Alegre - RS