HOME
  A FARSUL
  DIRETORIA
  INFORME FARSUL
  JORNAL SUL RURAL
  SINDICATOS
  COMISSÕES
  ASS.CRIADORES
  ASS.ECONÔMICA
  DEPTO.SINDICAL
  DEPTO.JURIDICO
  ESTATUTO
  DOWNLOADS
  LICITAÇÕES
 



 
Comissão Nacional de Bovinocultura de Corte foca na imagem do produtor brasileiro
30/08/2017 - 16:00:00
 
A Comissão Nacional de Bovinocultura de Corte – CNBC, esteve reunida nesta quarta-feira, 30/08, no espaço do Senar-RS, durante a 40ª Expointer. Presidentes das Federações de Agricultura e Pecuária e membros da CNBC discutiram os principais desafios e estratégias para o crescimento e a valorização da carne brasileira perante os mercados nacional e internacional. 

A reunião foi conduzida pelo presidente da CNBC, Antônio Pitangui de Salvo, que ressaltou a importância de aliar estratégias entre os diversos setores do mercado. Conforme ele, a valorização do setor beneficia todos os elos da cadeia, desde o produtor, até fornecedores de insumos, medicamentos, implementos, indústrias e demais fornecedores. Na ocasião, Salvo expôs o termo de cooperação entre a CNA e a ABIEC (Associação Brasileira de Indústrias Exportadoras de Carne), que contém sete pontos para alavancar a indústria da carne brasileira, e melhorar a imagem do setor no exterior. “O principal ponto deste acordo é a aproximação. Precisamos ter um relacionamento melhor entre o pecuarista e a indústria. Devemos estar juntos em favor de uma pecuária brasileira com todos os elos fortificados para enfrentarmos todas as dificuldades mercadológicas que aparecem, e aparecerão muito mais, quanto mais competitivos formos nos tornando”, esclarece. 

A assessora de Negociações Internacionais da CNA, Camila Sande, fez uma palestra em que esclareceu a necessidade de reforçar a imagem positiva da produção brasileira de carne perante o mercado internacional. Camila reforçou que existe qualidade na produção nacional, principalmente em relação à sustentabilidade da pecuária brasileira na comparação com outros países, mas esta informação nem sempre chega ao estrangeiro. “Precisamos capitalizar a nossa sustentabilidade. O Brasil é um dos maiores produtores de proteínas e o faz com qualidade, mas se adequa a padrões de países com produção muito menor e diferente, que desconhecem a nossa realidade. O Brasil precisa tomar a frente deste processo e definir padrões que estejam adequados a sua realidade”, alerta a assessora. Ela aproveitou a oportunidade para apresentar o programa PAM Agro, que está mapeando ações para promover a imagem dos setores agrícola e pecuário do Brasil no Exterior.

O vice-presidente da Farsul, Gedeão Pereira, ressaltou a importância do encontro para a troca de experiências, propôs levar as principais considerações que afetam a região do Mercosul ao Grupo FARM, o grupo que reúne presidentes de Associações do Mercosul, que se encontrará na Expointer nesta quinta-feira. Gedeão Pereira reforçou ainda a importância da palestra do zootecnista Alexandre Zadra, que fez uma apresentação sobre cruzamentos de raças zebuínas e taurinas - tanto continentais quanto britânicas.   

O Zarda apresentou imagens e índices sobre a qualidade da carne obtida através de cruzamentos entre diferentes raças e apontou que a combinação de raças zebuínas e taurinas britânicas representa uma das melhores saídas para a obtenção de carne macia, um dos indicadores de qualidade mais procurados pelos consumidores.  Além disso, esse tipo de cruzamento atenderia aos desafios ambientais de boa parte do Brasil que conta com clima quente na maior parte do ano. O pesquisador ressaltou que em diferentes climas que fazem parte do escopo geográfico brasileiro, os critérios para a escolha da raça devem ser adaptados, mas garante que o aprimoramento constante pode garantir à carne brasileira a elevação do padrão de qualidade que poderá ajudar a alavancar a carne brasileira tanto no mercado doméstico como internacional.

 
Clique aqui para ver fotos da noticia.
 
Fonte: Imprensa Sistema Farsul
 
Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul
Praça Prof. Saint Pastous, 125
Fone: 51 3214.4400 - Fax: 51 3221.9113
E-mail: farsul@farsul.org.br
Caixa Postal 1.114 - Cep 90.050-390
Porto Alegre - RS