HOME
  A FARSUL
  DIRETORIA
  INFORME FARSUL
  JORNAL SUL RURAL
  SINDICATOS
  COMISSÕES
  ASS.CRIADORES
  ASS.ECONÔMICA
  DEPTO.SINDICAL
  DEPTO.JURIDICO
  ESTATUTO
  DOWNLOADS
  LICITAÇÕES
 



 
Seminário Interagro busca aproximar produtores de mercados internacionais na 40ª Expointer
29/08/2017 - 19:55:00
 
A Interagro – Rede Agropecuária de Comércio Exterior – realizou um seminário nesta terça-feira, 29/08, durante a 40ª Expointer, em Esteio, no Rio Grande do Sul, para incentivar a aproximação entre produtores rurais com a pauta da exportação. O evento, realizado pela CNA e Apex Brasil, contou com apoio da Farsul e do Sistema Fecomércio RS.

O objetivo do encontro, que contou com palestras e painéis de discussão, foi apresentar aos participantes da feira agropecuária de caráter internacional as vantagens de investir em exportação, os caminhos para aproveitar o potencial de mercados internacionais e os desafios em termos de logística para inserir os produtos brasileiros a preços competitivos no exterior.

A superintendente de Relações Internacionais da CNA, Ligia Dutra, destacou que o Brasil tem um bom potencial de diversificação nos produtos do agronegócio, já que, apesar de ser um reconhecido exportador de alimentos, a maioria das exportações ficam restritas a uma cesta de dez produtos. A superintendente adiantou que o acesso a mercados alternativos, uma solução para equilibrar problemas de excesso de oferta que causam queda nos preços pagos ao agricultor, está ao alcance dos produtores. “Queremos que o produtor rural seja o porta-voz dos seus próprios interesses. Para que possa produzir e exportar, o produtor deve conhecer o comprador e as exigências do mercado consumidor para quem ele pretende vender. Esse conhecimento é necessário para ajustar todo o processo, que começa antes mesmo da compra das sementes”, avisa Ligia.

O vice-presidente da Farsul, Gedeão Pereira, reiterou o potencial do Brasil para se firmar como principal fornecedor de alimentos do mundo nos próximos 30 anos, usando como comparação o continente africano que, apesar de vastas terras agriculturáveis e proximidade com os continentes africano e asiático, enfrenta instabilidade política constante que ameaça a manutenção da propriedade privada na maioria dos países que fazem parte da África subsaariana. “Nós temos a obrigação de entender e discutir mercados internacionais. É na América do Sul que está o principal potencial de expansão da exportação de alimentos. O Brasil já comercializa para mais de 170 países, o que significa que somos muito cobrados lá fora. Eventos como esse são fundamentais para identificarmos os problemas e os gargalos que temos à exportação no Brasil”, afirma Gedeão Pereira.

O representante da Apex Brasil, Tiago Terra, apresentou a agência e os principais programas voltados à agropecuária. Terra ressaltou a importância do agronegócio na balança comercial do Brasil, que representa mais de 40% das exportações do país e apontou as vantagens de investir em exportação. “Quem exporta tem ganhos em termos de diversificação de mercados, alternativas em tempos de crise e as adequações às normas de outros países traz ganhos ao mercado interno”, aponta Terra.

Na sequência, painéis apresentados pelo engenheiro Daniel Lena Souto e pelo diretor de Promoção de Investimentos Estrangeiros e Cooperação Internacional do Ministério da Agricultura, Evaldo da Silva Júnior, motivaram um debate mediado pelo vice-presidente da Fecomércio, Arno Gleisner, sobre os gargalos em termos de logística e infraestrutura, que dificultam e encarecem o acesso aos mercados internacionais. Questionado sobre como enfrentar as necessidades de expansão das ferrovias e hidrovias em um cenário de crise econômica, o representante do MAPA apontou a possibilidade de ingresso de investimentos estrangeiros, que já contaria com manifestações de interesse.
 
Clique aqui para ver fotos da noticia.
 
Fonte: Impresa Sistema Farsul
 
Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul
Praça Prof. Saint Pastous, 125
Fone: 51 3214.4400 - Fax: 51 3221.9113
E-mail: farsul@farsul.org.br
Caixa Postal 1.114 - Cep 90.050-390
Porto Alegre - RS