HOME
  A FARSUL
  DIRETORIA
  INFORME FARSUL
  JORNAL SUL RURAL
  SINDICATOS
  COMISSÕES
  ASS.CRIADORES
  ASS.ECONÔMICA
  DEPTO.SINDICAL
  DEPTO.JURIDICO
  ESTATUTO
  DOWNLOADS
  LICITAÇÕES
 



 
Desfile dos Grande Campeões e homenagens marcam último dia 13ª Fenasul/40ª Expoleite
28/05/2017 - 16:00:00
 
Os Grande Campeões da Raça Holandesa desfilaram no último dia da 13ª Fensaul/40ª Expoleite, que foi dedicado a valorizar as entidades e profissionais que contribuíram para a realização da feira. O diretor administrativo e presidente da Comissão de Exposições e Feiras da Farsul, Francisco Schardong, destacou que sem a presença dos produtores, a exposição não teria sido possível e reforçou o compromisso com um novo formato para a Fenasul. “Essa edição não é a retomada, mas o início de um novo modelo de feira”, disse, ao relembrar eventos que foram sucesso de público e se somam à tradicional competição do setor leiteiro, como o rodeio que teve 600 duplas masculinas de laçadores e 210 mulheres competindo.
O secretário estadual de Agricultura, Pecuária e Irrigação, Ernani Polo, anunciou que o novo modelo será mantido e reforçado no próximo ano, com esforços para atrair criadores de outras raças. Sobre a 13ª edição, destacou eventos como o Pub do Queijo, o maior arroz doce do Brasil  e o sucesso da 15ª Feira de Terneiros, Terneiras e Vaquilhonas e 6ª Feira de Ventres – Farsul, que registraram vendas totais próximas a R$ 1 milhão de reais.
Apesar do ano de crise, o número de animais da raça expostos na feira foi expressivo, inclusive comparável ao número de animais trazidos à Expointer, avaliou o presidente da Gadolando, Jorge Fonseca da Silva. O prefeito de Esteio, Leonardo Pascoal, disse que, apesar de a expectativa de público urbano não ter se confirmado em função da chuva, a cidade registra bons índices de ocupações de seus hotéis e a feira contribui para a constante qualificação da cidade para receber grandes eventos. 
O sub-secretário do Parque de Exposições Assis Brasil, Jorge Foscarini, destacou a qualidade dos animais levados à feira deste ano e as parcerias entre as entidades, que tornaram a feira possível. As principais entidades que contribuíram para a feira receberam premiação, em almoço comemorativo após o desfile dos campeões. 
Foram homenageados, além da Farsul, a Gadolando, o secretário da Agricultura, Ernani Polo, o Sindilat, o Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV), o Instituto Rio-grandense do Arroz (Irga) , a Febrac (Federação Brasileira das Associações de Criadores de Animais de Raça), Sescoop, Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Rio Grande do Sul (Fetag) e Banrisul. 

 
Fonte: Imprensa Sistema Farsul
 
Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul
Praça Prof. Saint Pastous, 125
Fone: 51 3214.4400 - Fax: 51 3221.9113
E-mail: farsul@farsul.org.br
Caixa Postal 1.114 - Cep 90.050-390
Porto Alegre - RS