HOME
  A FARSUL
  DIRETORIA
  INFORME FARSUL
  JORNAL SUL RURAL
  SINDICATOS
  COMISSÕES
  ASS.CRIADORES
  ASS.ECONÔMICA
  DEPTO.SINDICAL
  DEPTO.JURIDICO
  ESTATUTO
  DOWNLOADS
  LICITAÇÕES
 



 
Farsul é homenageada pela Assembleia Legislativa
25/05/2017 - 17:00:00
 
A Farsul recebeu homenagem pela passagem dos seus 90 anos, nesta quinta-feira (25/5), no Grande Expediente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. O proponente foi deputado Edu Oliveira (PSD) e a federação foi representada pelo seu  diretor administrativo, Francisco Schardong. O ex-presidente da Farsul, Hugo Paz, estava presente e também foi convidado a compor a mesa.
Para Schardong, a homenagem representa o reconhecimento de todo o povo gaúcho ao trabalho que a Farsul vem fazendo durante as suas nove décadas de existência. Ele destacou que, apesar de excelentes resultados de produção na última safra, o produtor ainda precisa de uma remuneração justa pelo seu produto, objeto de reivindicação da entidade junto aos políticos gaúchos.
Em seu discurso, o deputado Edu Oliveira (PSD) relembrou os momentos mais marcantes da história da Farsul. Ele destacou que na sua sua fundação, Borges de Medeiros, então governador do Estado, projetou que a união dos produtores rurais criaria uma força imbatível. O deputado ainda mencionou os principais legados da instituição, como o incentivo à criação do Banrisul, atendendo às necessidades de crédito rural, o papel do Estado como fornecedor de alimentos no período em que a Europa passava pela Segunda Guerra Mundial.
A criação do Senar-RS, nos anos 1990 e a Casa Rural na década seguinte, que compõem o Sistema Farsul também foram lembradas. “A Farsul constituiu um legado baseado na solidariedade e no trabalho árduo, para defender os interesses dos produtores rurais. Por isso podemos dizer que a história da entidade se mescla com o desenvolvimento do nosso país”, ressaltou o deputado ao lembrar que o agronegócio é responsável por praticamente 40% do PIB do Rio Grande do Sul.
Deputados presentes à sessão fizeram questão de cumprimentar a Federação na comemoração e ressaltar sua importância para o Rio Grande do Sul.
O deputado Aloísio Classmann (PTB) afirmou que a homenagem se faz justa já que “a Farsul defende a coisa mais sagrada na mesa do povo gaúcho que é a alimentação.” Em seguida, o deputado Frederico Antunes (PP) elogiou o posicionamento da entidade que não distingue produtores rurais por seu tamanho e ressaltou que foi nas pequenas, médias e grandes propriedades que se constituíram as bases históricas para que os gaúchos tenham uma vida digna. 
Assumindo o ponto de pista de quem veio do meio rural, o deputado Gilmar Sosssella (PDT) relembrou lutas históricas e reafirmou a securitização como uma das mais importantes conquistas para viabilizar a produção agrícola. O deputado Edson Brum (PMDB) rememorou os desafios do homem do campo ao lembrar que o desenvolvimento tecnológico através de máquinas e sementes é custeado pelo produtor rural, que assume riscos durante esse processo que não são comuns a outros setores produtivos. 
O deputado Luiz Fernando Mainardi (PT) ressaltou em sua homenagem que a Farsul trabalha sempre para a solução dos problemas do homem do campo através do diálogo e da síntese de posicionamentos diversos. O deputado Catarina Paladini (PSB) reforçou que mesmo com todas as vitórias, ainda há desafios a serem enfrentados que dependem também da cooperação do legislativo, como a criação de políticas que inibam a concorrência desleal entre os países do Mercosul. 
Além de Schardong e Paz, a mesa foi composta pelo secretário adjunto de Agricultura, Pecuária e Irrigação, André Petry, representante da Procuradoria-geral de Justiça, César Luís de Araújo Faccioli, o representante da Defensoria Pública, Rafael Pinheiro Machado, o vice-presidente da Fecomércio, Zildo de Marchi e o representante da senadora Ana Amélia Lemos (PP/RS), jornalista Flávio Dutra. Diretores e colaboradores do Sistema Farsul acompanharam a cerimônia das galerias do plenário.



 
Clique aqui para ver fotos da noticia.
 
Fonte: Imprensa Sistema Farsul
 
Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul
Praça Prof. Saint Pastous, 125
Fone: 51 3214.4400 - Fax: 51 3221.9113
E-mail: farsul@farsul.org.br
Caixa Postal 1.114 - Cep 90.050-390
Porto Alegre - RS