HOME
  A FARSUL
  DIRETORIA
  INFORME FARSUL
  JORNAL SUL RURAL
  SINDICATOS
  COMISSÕES
  ASS.CRIADORES
  ASS.ECONÔMICA
  DEPTO.SINDICAL
  DEPTO.JURIDICO
  ESTATUTO
  DOWNLOADS
  LICITAÇÕES
 



 
Farsul comemora 90 anos em almoço com sindicatos e produtores rurais
24/05/2017 - 16:00:00
 
A Farsul completa 90 anos nesta quarta-feira. Primeira Federação de agricultura do Brasil, foi criada durante o 2º Congresso Rural em 24 de maio de 1927 para mobilizar os produtores rurais que sofriam com a escassez de crédito e falta de políticas voltadas à produção de charque no Estado. Ao completar 90 anos, a Federação reúne seus líderes, presidentes de sindicatos rurais, autoridades do estado e entidades ligadas ao agronegócio para comemorar as conquistas e lembrar que a união de forças continua a guiar a sua trajetória.
O presidente do Sistema Farsul, Carlos Sperotto, destacou em almoço comemorativo, o apoio dos sindicatos rurais e sua participação na construção do plano estratégico para os próximos dez anos, que trará impactos significativos na atuação do Sistema Farsul. Durante dois dias, presidentes e representantes dos sindicatos de todo o Estado estiveram reunidos para avaliar as ações do passado, discutir as missões e valores do presente e sugerir prioridades para o futuro. A partir das sugestões, será elaborado o plano a ser seguido até os 35 anos do Senar-RS e o centenário da Farsul. “A união que conseguimos trazer ao segmento rural, tendo um discurso único entre os sindicatos, isso foi um aspecto fundamental que tem sido praticado nos últimos anos e é uma conquista da qual podemos nos orgulhar” comemora Sperotto.  
Durante os últimos 90 anos, não foram poucos os desafios enfrentados por produtores rurais que foram acolhidos pela Farsul. A primeira demanda ficou no passado e os desafios do meio rural se sofisticaram. A Federação esteve ao lado de agricultores quando os conflitos no campo se intensificaram nos anos 90, quando secas afetaram a produção nos anos 2000 e nos processos de endividamento que resultaram em renegociações de dívidas. Aliado a isso, a entidade acompanha o desenvolvimento tecnológico no campo e o Sistema Farsul, através do Senar-RS, promove a qualificação no meio rural através de cursos que vão de gestão à segurança e técnicas agrícolas. O trabalho culmina em números positivos na economia, mesmo durante épocas de crise econômica e política.  
Em seu discurso, o secretário da Agricultura, Pecuária e Irrigação do RS, Ernani Polo, ressaltou que a agropecuária foi o setor que mais sofreu transformações e se desenvolveu em termos de tecnologia e inovação nos últimos anos. Polo saudou o esforço dos produtores rurais que, aliados à Farsul e ao Senar-RS, têm sido responsáveis por bons resultados para a economia, também importantes para atender à crescente demanda mundial por alimentos. O prefeito de Esteio, Leonardo Pascoal, destacou a importância da Farsul para a economia de Esteio, já que a cidade sedia dois eventos de peso no agronegócio: a Expointer e a Fenasul. 

 
Clique aqui para ver fotos da noticia.
 
Fonte: Imprensa Sistema Farsul
 
Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul
Praça Prof. Saint Pastous, 125
Fone: 51 3214.4400 - Fax: 51 3221.9113
E-mail: farsul@farsul.org.br
Caixa Postal 1.114 - Cep 90.050-390
Porto Alegre - RS