HOME
  A FARSUL
  DIRETORIA
  INFORME FARSUL
  JORNAL SUL RURAL
  SINDICATOS
  COMISSÕES
  ASS.CRIADORES
  ASS.ECONÔMICA
  DEPTO.SINDICAL
  DEPTO.JURIDICO
  ESTATUTO
  DOWNLOADS
  LICITAÇÕES
 



 
Maio é o mês da primeira etapa da vacinação contra a febre aftosa
09/05/2017 - 15:00:00
 
O mês de maio marca a primeira etapa da vacinação contra febre aftosa de 2017 no Rio Grande do Sul. A campanha vai até o dia 31 deste mês. A expectativa da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Irrigação (Seapi) é que sejam imunizadas mais de 13 milhões de cabeças de gado. 

Neste período são vacinados todos os animais. O mesmo sistema que vem acontecendo nos anos anteriores e que tem o Rio Grande do Sul como pioneiro. O assessor técnico da Farsul, Luiz Alberto Pitta Pinheiro, fala sobre os cuidados que se deve ter na hora da vacinação. “É importante juntar os animais com tempo, não atropelar e de preferência não usar cachorro. Cuidar o volume correto, aferir os aparelhos, embretar o gado sem apertar, essas coisas que já se conhece”, destaca. 

Pinheiro lembra que é importante comunicar a secretaria após o procedimento. “Não esquecer que em cinco dias úteis após o encerramento da campanha devem ser feitos os registros dessas vacinas aplicadas nas unidades da secretaria da agricultura dos municípios”, reforça.

Para o presidente do Sistema Farsul, Carlos Sperotto, enquanto o estado não for livre da vacinação a responsabilidade da imunização não é do governo ou de empresas, mas do produtor. “Estamos trabalhando para avançar no status sanitário do Rio Grande do Sul. Porém, é fundamental que fique claro que a vacinação é obrigatória e deve justamente ser exercido esse ato pelo produtor rural, pelos teus técnicos. Aftosa é uma doença séria que causa grandes problemas econômicos e também de alterações não só na sua propriedade, mas também no contexto geral de uma região ou de um país. Um único animal infectado pode prejudicar a economia de todo um estado”, destaca.

Desde 2016 a Seapi não distribui doses gratuitas da vacina. O último caso da doença registrado no Rio Grande do Sul foi em 2001.  

 
Fonte: Imprensa Sistema Farsul
 
Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul
Praça Prof. Saint Pastous, 125
Fone: 51 3214.4400 - Fax: 51 3221.9113
E-mail: farsul@farsul.org.br
Caixa Postal 1.114 - Cep 90.050-390
Porto Alegre - RS