HOME
  A FARSUL
  DIRETORIA
  INFORME FARSUL
  JORNAL SUL RURAL
  SINDICATOS
  COMISSÕES
  ASS.CRIADORES
  ASS.ECONÔMICA
  DEPTO.SINDICAL
  DEPTO.JURIDICO
  ESTATUTO
  DOWNLOADS
  LICITAÇÕES
 



 
Apresentada em Esteio a nova estruturação da Fenasul
06/04/2017 - 17:00:00
 
Os promotores da 13ª Fenasul  apresentaram, nesta semana, a nova estruturação do evento que acontece de 24 e 28 de maio, no Parque Assis Brasil, em Esteio, RS. A proposta é de  ampliar e diversificar  a Feira Nacional de Agronegócios do Sul – Fenasul,  trazendo o público urbano  para conhecer as atividades do produtor rural e da agroindústria, além dos tradicionais eventos que integram a mostra.

A 40ª Expoleite  promoção da Gadolando,  é a maior mostra de pecuária de leite de outono, no RS,  e promove também concurso leiteiro  e provas  morfológicas. A  XV Feira de Terneiros da Farsul irá ofertar 600 terneiros, terneiras e vaquilhonas, da raça Angus e cruzas Angus, no dia 27 de maio. A feira  é tradicional balizadora de preços para a temporada.

O Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) está planejando preparar o maior arroz de leite do Brasil, utilizando 200 quilos de arroz e 1.200  litros de leite, que será servido aos participantes do evento. Também será  realizado o  Festival Gastronômico de produtos lácteos, parceria entre Governo do Estado  com o Sindilat e outras entidades ligadas ao segmento. Serão realizadas ainda, palestras técnicas sobre produção e sanidade animal.

Na Fenasul serão realizadas também  mostras  de máquinas e implementos, provas de equinos das raças árabe e crioulo, exposição de ovinos e pequenos animais, produtos da agricultura familiar e artesanato. Outra grande atração será a realização do 2º Rodeio de Esteio,  que já é um dos maiores rodeios do Estado.

O Secretário da Agricultura, Ernani Polo  disse que a  ideia é transformar o evento em uma "miniexpointer" com atrações especiais também para  público da cidade. "Esse é um setor que, mesmo estando sempre abaixo de mau tempo, segue respondendo. Vamos trazer o público urbano para que ele entenda nosso dia a dia e nossas dificuldades", disse  o diretor da Farsul e presidente da comissão  de  Exposições e Feiras da entidade, Francisco Schardong.

A Fenasul é uma  promoção  do Governo do Estado, através das Secretarias de Agricultura, Pecuária e Irrigação  e de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo. Com a coordenação da Farsul. São co-promotores Prefeitura Municipal de Esteio, Gadolando, Fetag, Febrac, Famurs, Ocergs, ABCCC, Sindilat, Apil, Simers,  Federação Gaúcha de Laço, Fundesa, CRMV-RS, Irga e Emater/RS.

 
Fonte: Imprensa Sistema Farsul
 
Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul
Praça Prof. Saint Pastous, 125
Fone: 51 3214.4400 - Fax: 51 3221.9113
E-mail: farsul@farsul.org.br
Caixa Postal 1.114 - Cep 90.050-390
Porto Alegre - RS