HOME
  A FARSUL
  DIRETORIA
  INFORME FARSUL
  JORNAL SUL RURAL
  SINDICATOS
  COMISSÕES
  ASS.CRIADORES
  ASS.ECONÔMICA
  DEPTO.SINDICAL
  DEPTO.JURIDICO
  ESTATUTO
  DOWNLOADS
  LICITAÇÕES
 



 
Queda no PIB de 2016 está dentro da projeção da Farsul
07/03/2017 - 12:00:00
 
A retração da economia brasileira em todos os setores, constatada através da divulgação do PIB, nesta terça-feira (07/03), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), está dentro da dimensão estimada pela Assessoria Econômica do Sistema Farsul. Segundo os dados coletados pelo IBGE, a economia brasileira sofreu um encolhimento de 3,6% em 2016, resultado que, somado ao desempenho ruim do período anterior, representa uma queda de 7,2% nos últimos dois anos.
A maior retração ocorreu na agropecuária, com 6,6% em relação ao ano anterior. Segundo o economista-chefe do Sistema Farsul, Antônio da Luz, as razões que levaram ao resultado na agropecuária são diferentes dos motivos que levaram a uma diminuição dos números da indústria (-3,8%) e serviços (-2,7%). "Essa queda é resultado de condições climáticas adversas nos principais centros produtores de arroz, milho e soja. A agropecuária sofreu fortemente o impacto do El Niño. Não foi por falta de investimento ou empenho do setor rural, muito pelo contrário, houve um aumento da área plantada nesse período", adverte da Luz.
Para o futuro, no entanto, as perspectivas apontam para uma retomada do crescimento, ainda de forma discreta, com uma estimativa de aumento de 0,7% do PIB nos três setores. O setor rural deve ter uma contribuição importante, com um crescimento que pode superar os 8% por causa das condições climáticas favoráveis e da comparação com uma base fraca em 2016. 
 
Fonte: Imprensa Sistema Farsul
 
Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul
Praça Prof. Saint Pastous, 125
Fone: 51 3214.4400 - Fax: 51 3221.9113
E-mail: farsul@farsul.org.br
Caixa Postal 1.114 - Cep 90.050-390
Porto Alegre - RS