Farsul

Sistema Farsul em Campo realiza encontros em Santa Cruz do Sul e São João do Polêsine

Interiorização já esteve em oito regionais da Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul


- Gerson Raugust / Divulgação Sistema Farsul

O processo de interiorização Sistema Farsul em Campo levou diretores e assessores da Farsul, Senar-RS e Casa Rural para os municípios de Santa Cruz do Sul e São João do Polênise, nos dias 15 e 16 de outubro. O grupo esteve reunido com os dirigentes dos sindicatos que compõem as regionais 9 e 10 da Federação e produtores rurais. Cada encontro tem a duração de um dia e serve para apresentar as atividades desenvolvidas pelo Sistema Farsul e CNA e ouvir as demandas de cada região.
Uma característica das reuniões é o espaço dado aos presidentes dos sindicatos para livre manifestação. Neste momento, os temas são pontuais, e relacionados diretamente com a região onde ocorrem as reuniões. Foi o caso de Santa Cruz do Sul. A regional é formada por municípios com forte presença das lavouras de fumo e tem no sistema integrado com a indústria algumas garantias, como comentou o coordenador da regional e diretor da Farsul, Marco Antônio dos Santos. Mas, ele lembra que existem outras culturas que não possuem a mesma estrutura e que precisam do apoio das entidades sindicais.
Já em São João do Polênise, os temas foram mais ligados aos problemas de endividamento do arroz e a pecuária de corte. Também foi destaque a fiscalização que está sendo realizada nas propriedades pela Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural. Na ocasião foi lembrado que um dos principais focos das ações está em identificar se está sendo utilizado o fungicida Mertin, que tem a sua aplicação proibida nas lavouras arrozeiras gaúchas. Foi reforçada pela Farsul e sindicatos a posição de que toda a produção seja realizada dentro da legislação vigente.
O presidente do Sistema Farsul, Gedeão Pereira, lembrou que a Federação é composta por produtores rurais e, mesmo que a sede da entidade esteja em Porto Alegre, ele é feita por pessoas do interior. Por isso a importância e a necessidade da realização da interiorização. "É levar a Farsul ao seu habitat, ao seu lugar natural", comenta.

Galeria de fotos da reunião de Santa Cruz do Sul

Sistema Farsul em Campo - Santa Cruz do Sul

 

Galeria de fotos da reunião de São João do Polênise

Sistema Farsul em Campo - São João do Polêsine