Farsul

São Jerônimo e Santo Antônio da Patrulha recebem Sistema Farsul em Campo

Política Agrícola, gestão rural, ATeG e questões jurídicas estão entre os temas abordados


- Gerson Raugust / Divulgação Sistema Farsul

O processo de interiorização "Sistema Farsul em Campo" levou diretores e assessores do Sistema Farsul a São Jerônimo e Santo Antônio da Patrulha, nesta quarta e quinta-feira (25 e 26/9). O objetivo foi apresentar a dirigentes sindicais e produtores rurais das regionais 5 e 11 as ações da Farsul, Senar-RS e Casa Rural. O presidente do Sistema Farsul abriu os encontros lembrando que a diretoria da Federação não é formada por pessoas que trabalham para o setor rural, mas por produtores rurais. "É obrigação nossa vir aqui para mostrar o que fazemos e para ouvir o que o produtor tem a dizer", afirmou.
Nos encontros, o economista-chefe do Sistema Farsul, Antônio da Luz, falou sobre a construção da nova política econômica do Governo Federal e deu especial atenção ao endividamento dos produtores e a gestão rural. Já os chefes das Divisões de Administração e Finanças, Fabiana Flores, e Técnica, Cláudio Rocha, apresentaram informações sobre o Senar-RS e a implantação da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) no estado. Rocha também falou sobre o programa Deriva Zero. O assessor técnico do Sistema Farsul, Marcelo Camardelli, demonstrou como a entidade está presente nos debates ambientais.
As edições ainda tiveram apresentações do assessor jurídico Nestor Hein que explicou como funciona a legislação em contratos de arrendamentos. As ações junto aos jovens por meio da Comissão de Jovem Empresários Rurais da Farsul, feita pelo assessor da Presidência, Luis Fernando Cavalheiro Pires, e Álvaro Moreira, da assessoria jurídica. A estruturação e funcionamento das comissões da Farsul foram trazidas pelo secretário das Comissões, Rodrigo Rizzo. A CNA teve destaque com o coordenador do Departamento Sindical da CNA, Wilson Brandão, que apresentou as atividades da Confederação na representação do produtor rural.